sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Benefícios da atividade física

Benefícios da Atividade Física - Em sua vida diária

"ATIVIDADE FÍSICA É UM DIREITO DE TODOS E UMA NECESSIDADE BÁSICA" (UNESCO).

O ser humano, na sua preocupação com o corpo, tem de estar alerta para o fato de que saúde e longevidade devem vir acompanhadas de qualidade de vida, tanto no presente como no futuro. A atividade física é uma aliada imprescindível para alcançar uma boa forma física e sua prática deve ser desenvolvida de uma forma prazerosa e contínua ao longo de toda a vida. A preocupação de promover e manter a saúde deve ser ressaltada para a população mundial, que, cada vez mais, necessita, em sua rotina diária, da prática de exercícios físicos regulares para combater os efeitos nocivos da vida sedentária.

O que é Atividade Física?"A atividade física é definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso" (CASPERSEN et alii,1985).

Vale tudo: andar, dançar, correr, pedalar, passear com o cachorro, fazer compras a pé, subir e descer escadas, fazer jardinagem, enfim, levar uma vida mais ativa. Em outras palavras, não são necessários níveis altos de prática física, horas intermináveis de exercícios ou dor e sofrimento. Para aproveitar as vantagens da atividade física, é suficiente aumentar o grau de integração da vida diária à atividade física, combatendo o sedentarismo e seus riscos para a vida humana.
Benefícios da atividade física:
Na aparência: Melhora seu visual, melhora sua postura, os músculos ficam mais eficientes e com melhor tônus, combate o excesso de peso e o acúmulo de gordura.

No trabalho: aumenta a produtividade, menor propensão às doenças, melhor índice de freqüência no trabalho, combate o estresse e a indisposição, melhora sua capacidade para esforços físicos.

No dia a dia: maior disposição para as tarefas cotidianas, o coração trabalha de forma mais segura e eficiente, aumenta seu fôlego, melhor elasticidade e flexibilidade do corpo, melhora sua auto-estima, você se alimenta e dorme melhor, vive melhor e com mais qualidade.

Na saúde: aumenta a qualidade e a expectativa de vida, melhora seu sistema imunológico, previne e reduz os efeitos de doenças como: cardiopatias, estresse, obesidade, osteoporose, hipertensão arterial, deficiências respiratórias, problemas circulatórios, diabetes, as alterações das taxas de colesterol (lipídicas).

Faça atividade física diária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário