sexta-feira, 14 de agosto de 2009

COMBATE AO COLESTEROL

O colesterol é um tipo de gordura produzida no fígado e que também pode ser encontrado em alguns alimentos, como carnes, ovos, leite e derivados. Alimentos ricos em gorduras saturadas também podem aumentar os níveis de colesterol no sangue porque o fígado converte a gordura saturada em colesterol. O acúmulo de colesterol pode ser armazenado em suas artérias tornando-as mais estreitas ou obstruindo-as. A consequência é o desenvolvimento de doenças tais como o infarto ou o acidente vascular cerebral que, somados às demais doenças cardiovasculares, são responsáveis por 800 mil mortes por ano no nosso país. Por isso, se seu colesterol está maior que 200mg/dl, está na hora de começar a se preocupar e mudar alguns hábitos:
Coma mais frutas, verduras e legumes;
Aumente o consumo de cereais integrais, tais como aveia, semente de linhaça e pães integrais; Diminua o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas, tais como carnes e derivados do leite; Limite o consumo de alimentos ricos em colesterol, tais como ovos e fígado;
Pratique no mínimo 30 minutos de atividade física em cinco ou mais dias da semana.
Fique atento, pois quem possui colesterol elevado não apresenta sintomas. A única forma de identificar essa alteração é através do exame de sangue.
Mude seu estilo de vida ainda hoje e viva mais e com mais saúde!

Texto adaptado da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário