sábado, 26 de junho de 2010

Grupo de dança "Arte livre" do Colégio Estadual Murilo Braga


Visando desenvolver atividades artísticas e danças, expressão oral e corporal com os alunos do Colégio Estadual Murilo Braga, foi criado em 17 de dezembro de 1992 pela professora Maria José Alves da Paixão, o Grupo de Dança Arte Livre, a arte na educação.

O projeto começou com a necessidade de se explorar o potencial artístico dos educando de forma integrada, diversificando as atividades pedagógicas. Desta forma, caracterizou-se o estimulo ao desenvolvimento da criatividade dos alunos através das manifestações artísticas, canalizando a sua capacidade de produzir, fortalecendo o protagonismo juvenil na escola.

Esta experiência particularizou-se na arte da dança, desenvolvida através da aquisição de conhecimentos básicos para a prática do dom artístico, a partir da pesquisa de temas específicos para elaboração de um calendário cultural escolar e, posteriormente, montagem de espetáculos para apresentações em eventos locais com expansão para outras instâncias.

Inicialmente, os alunos buscaram a professora de Educação Artística, “Paixão”, solicitando apoio para organização de um grupo onde pudessem expressar sua criatividade, pois faziam parte de um elenco de amadores com aptidões artísticas diversificadas, uns para música e outros para dança.

A partir daí, em conjunto com outros professores foi elaborado um planejamento integrado de forma a trabalhar e explorar o potencial criativo do educando, incentivando-o para a prática da arte e consequente minimização da indisciplina e evasão escolar. Decorrente dessa integração surgiu o Grupo de Dança Arte Livre, inicialmente com apresentações no âmbito da escola e encontros culturais locais e depois fora do estado, no Fórum Regional de experiências em Ensino Médio em Salvador.

Atualmente, a professora Dulce Olga Graça Leite de Oliveira Santos coordena o Grupo ampliando o nível cultural, desenvolvendo a criatividade e valorizando o potencial artístico dos alunos. O Grupo tem colocado alguns alunos no mercado de trabalho como instrutores de dança em academias, escolas e como dançarinos em bandas.

Que este projeto sirva de exemplo como valorização à cultura nas escolas e elemento fundamental na formação integral dos alunos.




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