domingo, 4 de julho de 2010

Deixe seu carro em ordem


Antes de dar aquele trato no carro ou de aquecer o motor nos dias frios de inverno, vale a pena dar uma olhada nestas dicas para evitar estragos e dor de cabeça. Veja os cuidados que você deve ter com o seu carro.

EVITE APLICAR ÓLEO APÓS LAVAGEM
Aplicado com freqüência, o óleo mineral ou o óleo de mamona pode causar o ressecamento e o desgaste das peças de plástico e borracha. O mesmo é válido para o motor, que só deve ser lavado quando estiver muito sujo.

COMO PROLONGAR A VIDA ÚTIL DO MOTOR
Aqueça o motor do carro em rotações baixas. Isso permite que o óleo atinja as partes superiores, evitando o desgaste. Sem óleo suficiente no sistema, o atrito aumenta, enquanto a vida útil do motor diminui.

AUMENTE A DURABILIDADE DO CATALISADOR
Batewr em lombadas, bombear o acelerador e fazer o carro pegar no tranco danificam este componente caro e delicado. Evite deixar o motor em funcionamento sobre mato ou folhas secas. O catalisador atinge 800°C e pode causar incêndio.

FIQUE ALERTA EM CASO DE FALHAS NA INJEÇÃO
Todo carro com sistema de injeção eletrônica tem uma luz-espiã que se acende quando há algum problema. Fique atento. Se ela acender, vá imediatamente até uma oficina especializada.

OBTENDO O MÁXIMO PROVEITO DO MOTOR
Dirigir um carro com motor de apenas 1.000 cc, exige um uso mais excessivo do acelerador para acompanhar melhor os demais veículos. Fique atento para não ultrapassar o limite de rotação indicado pelo fabricante, evitando danos ao motor.

SAIBA COMO ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL
Mantenha velas, filtros e bicos injetores sempre limpos, motor bem regulado e pneus calibrados. Não abuse do acelerador, mantenha os vidros fechados e não sobrecarregue o peso do porta-malas. Nos carros com carburador, desligue o afogador assim que o motor atingir a temperatura ideal.

COMO EVITAR O COMBUSTÍVEL ADULTERADO
Procure postos de marcas conhecidas, certificados pelas distribudoras e com equipamentos de controle de qualidade. Desconfie de combustível muito barato. Se mesmo com estes cuidados, o motor do seu carro engasgar, mude de posto.

EVITE ABASTECER ATÉ A BOCA
O nível correto do tanque é quando o combustível atinge o bico da bomba. Quando isto acontece, o gatilho da mangueira desarma automaticamente.

FAÇA UM CHECK-UP NO SEU CARRO
Sempre que for possível faça um check-up e principalmente quando for viajar nas férias. Verifique os pneus, direção, freios, correias, suspensão, sistema de refrigeração e elétrico e boa viagem.

Fonte: Mão na Roda – Caixa Seguros

Nenhum comentário:

Postar um comentário