terça-feira, 28 de setembro de 2010

EDUCAÇÃO - O BRASIL NO RUMO CERTO




O manifesto abaixo foi redigido e assinado por 36 Reitores de Universidades Federais do Brasil.


EDUCAÇÃO - O BRASIL NO RUMO CERTO

(Manifesto de Reitores das Universidades Federais à Nação Brasileira)

Da pré-escola ao pós-doutoramento - ciclo completo educacional e acadêmico de formação das pessoas na busca pelo crescimento pessoal e profissional - consideramos que o Brasil encontrou o rumo nos últimos anos, graças a políticas, aumento orçamentário, ações e programas implementados pelo Governo Lula com a participação decisiva e direta de seus ministros, os quais reconhecemos, destacando o nome do Ministro Fernando Haddad.

Aliás, de forma mais ampla, assistimos a um crescimento muito significativo do país em vários domínios: ocorreu a redução marcante da miséria e da pobreza; promoveu-se a inclusão social de milhões de brasileiros, com a geração de empregos e renda; cresceu a autoestima da população, a confiança e a credibilidade internacional, num claro reconhecimento de que este é um País sério, solidário, de paz e de povo trabalhador. Caminhamos a passos largos para alcançar patamares mais elevados no cenário global, como uma Nação livre e soberana que não se submete aos ditames e aos interesses de países ou organizações estrangeiras.

Este período do Governo Lula ficará registrado na história como aquele em que mais se investiu em educação pública: foram criadas e consolidadas 14 novas universidades federais; institui-se a Universidade Aberta do Brasil; foram construídos mais de 100 campi universitários pelo interior do País; e ocorreu a criação e a ampliação, sem precedentes históricos, de Escolas Técnicas e Institutos Federais. Através do PROUNI, possibilitou-se o acesso ao ensino superior a mais de 700.000 jovens. Com a implantação do REUNI, estamos recuperando nossas Universidades Federais, de norte a sul e de leste a oeste. No geral, estamos dobrando de tamanho nossas Instituições e criando milhares de novos cursos, com investimentos crescentes em infraestrutura e contratação, por concurso público, de profissionais qualificados. Essas políticas devem continuar para consolidar os programas atuais e, inclusive, serem ampliadas no plano Federal, exigindo-se que os Estados e Municípios também cumpram com as suas responsabilidades sociais e constitucionais, colocando a educação como uma prioridade central de seus governos.

Por tudo isso e na dimensão de nossas responsabilidades enquanto educadores, dirigentes universitários e cidadãos que desejam ver o País continuar avançando sem retrocessos, dirigimo-nos à sociedade brasileira para afirmar, com convicção, que estamos no rumo certo e que devemos continuar lutando e exigindo dos próximos governantes a continuidade das políticas e investimentos na educação em todos os níveis, assim como na ciência, na tecnologia e na inovação, de que o Brasil tanto precisa para se inserir, de uma forma ainda mais decisiva, neste mundo contemporâneo em constantes transformações.

Finalizamos este manifesto prestando o nosso reconhecimento e a nossa gratidão ao Presidente Lula por tudo que fez pelo País, em especial, no que se refere às políticas para educação, ciência e tecnologia. Ele também foi incansável em afirmar, sempre, que recurso aplicado em educação não é gasto, mas sim investimento no futuro do País. Foi exemplo, ainda, ao receber em reunião anual, durante os seus 8 anos de mandato, os Reitores das Universidades Federais para debater políticas e ações para o setor, encaminhando soluções concretas, inclusive, relativas à Autonomia Universitária.

Alan Barbiero Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Aloisio Teixeira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Amaro Henrique Pessoa Lins Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Ana Dayse Rezende Dórea Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Antonio César Gonçalves Borges Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Carlos Alexandre Netto Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Carlos Eduardo Cantarelli Univ. Tec. Federal do Paraná (UTFPR)
Célia Maria da Silva Oliveira Univ. Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Damião Duque de Farias Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
Felipe .Martins Müller Universidade Federal da Santa Maria (UFSM).
Hélio Waldman Universidade Federal do ABC (UFABC)
Henrique Duque Chaves Filho Univ. Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Jesualdo Pereira Farias Universidade Federal do Ceará (UFC)
João Carlos Brahm Cousin Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
José Carlos Tavares Carvalho Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
José Geraldo de Sousa Júnior Universidade Federal de Brasília (UNB)
José Seixas Lourenço Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
José Weber Freire Macedo Univ. Fed. do Vale do São Francisco (UNIVASF)
Josivan Barbosa Menezes Universidade Federal Rural do Semi?árido (UFERSA)
Malvina Tânia Tuttman Univ. Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Maria Beatriz Luce Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
Maria Lúcia Cavalli Neder Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Miguel Badenes P. Filho Centro Fed. de Ed. Tec. (CEFET RJ)
Miriam da Costa Oliveira Univ.. Fed. de Ciênc. da Saúde de POA (UFCSPA)
Natalino Salgado Filho Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Paulo Gabriel S. Nacif Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
Pedro Angelo A. Abreu Univ. Fed. do Vale do Jequetinhonha e Mucuri (UFVJM)
Ricardo Motta Miranda Univ. Fed. Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Roberto de Souza Salles Universidade Federal Fluminense (UFF)
Romulo Soares Polari Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Sueo Numazawa Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
Thompson F. Mariz Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Valmar C. de Andrade Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
Virmondes Rodrigues Júnior Univ. Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
Walter Manna Albertoni Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Dr. João Carlos Coimbra
UFRGS/IGEO/DPE

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