terça-feira, 21 de setembro de 2010

Vote pela educação!


Este ano você vai escolher deputados, senadores, governador e presidente da República. Para descobrir se seu candidato está comprometido com a melhoria da Educação no Brasil:

Leia o passo a passo a seguir e descubra o que fazer antes de decidir em quem votar nessas eleições:

Informe-se

Saber o que os candidatos fazem pela Educação do Brasil é essencial para tomar uma decisão certa na hora de votar.

• Acompanhe o noticiário. Assista aos telejornais, leia revistas e jornais, acesse os sites de notícias.
• Se possível, varie os veículos em que busca informações (ex: assista cada dia a um telejornal diferente), para poder comparar as informações.
• Aproveite o tempo passado no transporte público para ler revistas e jornais. Falta de tempo não é desculpa para não se informar.

Pesquise na Internet

Vai ser difícil encontrar um candidato que não levante a bandeira da Educação. Mas é importante analisar se ele realmente está envolvido na melhoria da Educação do Brasil. Google neles!

• Digite o nome do candidato e a palavra Educação no site de pesquisa. Assim, você poderá verificar se há notícias ou artigos dele sobre o tema. Leia tudo o que puder. Em tese, quanto mais artigos sobre Educação ele tiver escrito, ou quanto mais tiver mencionado o tema em entrevistas, mais comprometido com a causa ele é.
• Repita a pesquisa combinando o nome do candidato com outros termos ligados à Educação (ex: escola pública, sala de aula, professores etc.) e veja o que ele pensa sobre esses assuntos.
. Acesse os sites da Câmara dos Deputados (www.camara.gov.br) e do Senado Federal (www.senado.gov.br). Você pode saber, por exemplo, quais projetos ele lançou.
. Siga o candidato em redes sociais como Orkut, Facebook e Twitter. Por meio dessas ferramentas, você descobre o que ele pensa sobre os mais diversos assuntos.
. Veja se o candidato já se envolveu em casos de corrupção e qual a frequência dele no trabalho, caso já participe da vida política brasileira. A ONG Transparência Brasil tem dois projetos que podem ajudá-lo nessa difícil tarefa: o Excelências (www.excelencias.org.br) e o Deu no Jornal (www.deunojornal.org.br).

Assista ao horário eleitoral

É no horário eleitoral que os candidatos apresentam as suas principais propostas para o futuro. Por isso, sempre que possível, é importante ouvir o que eles têm a dizer.

• Analise se o candidato aproveita o tempo na TV para apresentar projetos para a área de Educação ou se apenas ataca os adversários.
• Não se deixe levar pelo visual do programa. As propostas são o que realmente importam. A qualidade do programa é resultado da quantidade de dinheiro que o candidato dispõe.

Troque ideias

Conversar com parentes, amigos e colegas é uma maneira de conhecer opiniões diferentes e refletir sobre suas próprias posições.

• Deixe as paixões de lado e descubra por que nem todo mundo vai votar no mesmo candidato que você. Assim, descobrirá coisas interessantes sobre os outros concorrentes.
• Exponha a sua opinião para os outros. É uma forma de refletir sobre suas próprias escolhas.
Não se deixe manipular
• Nunca aceite doações ou presentes de candidatos, como cestas básicas e materiais de construções. Isso constitui compra de voto e é crime
• Se souber de algum candidato que esteja fazendo isso, denuncie-o. Descubra se o Tribunal Regional Eleitoral oferece o serviço de Disque-Eleitor. Se não for o caso, procure imediatamente o Ministério Público.

SABE POR QUE VOTAR EM CANDIDATOS COMPROMETIDOS COM A MELHORIA DA EDUCAÇÃO É IMPORTANTE?

• Porque Educação de qualidade para todos os cidadãos ajuda a reduzir a violência, a pobreza, a fome e a discriminação
• Porque cidadãos bem formados são mais bem remunerados e consomem mais, fazendo a economia girar.
• Porque a Educação brasileira ainda está em níveis muito abaixo da dos países desenvolvidos.
• Porque países que priorizaram o ensino de qualidade nas últimas décadas registraram um crescimento econômico acima da média (é o caso da Coreia do Sul e da Irlanda).
• Porque, quanto melhores forem as escolas de um país, mais qualificada será a mão de obra das empresas e melhores serão os produtos e serviços oferecidos ao consumidor.

VOTE BEM NAS ELEIÇÕES 2010

O Brasil só melhora com Educação de qualidade e você tem tudo a ver com isso

Embora a Educação do Brasil tenha melhorado nos últimos anos, falta muito para garantir ensino de qualidade a todos os brasileiros em idade escolar. Se não melhorarmos dramaticamente a qualidade do nosso ensino básico, não apenas tiraremos as chances para um futuro melhor de nossos filhos e netos. Liquidaremos de vez a esperança de criar um país próspero e desenvolvido em um mundo em que o grande diferencial está não nos recursos físicos, mas no conhecimento.

A Educação é uma das principais responsabilidades dos governos municipais, estaduais e federal — mas também depende de nosso envolvimento. E nós podemos ajudar a mudar o destino de nossa nação por meio do voto. Se selecionarmos candidatos comprometidos com a melhoria da Educação, podemos fazer a diferença. Veja os números abaixo:

• 39,5% dos jovens brasileiros de 16 anos não terminaram o Ensino Fundamental.
• Apenas 9,8% dos alunos do 3º ano do Ensino Médio sabem o conteúdo esperado de Matemática e 24,5%, o de Língua Portuguesa.
• 55,1% dos jovens brasileiros de 19 anos não conseguiram concluir o Ensino Médio.
• 74% da população brasileira não consegue entender um texto simples.

É por causa de números como esses que todos devemos nos mobilizar em prol da melhoria da Educação no Brasil. Votar bem no dia 3 de outubro é um grande passo, mas você pode começar agora, participando da campanha “Eu voto na Educação”. Com três cliques, você registra que a Educação é sua prioridade. Podem participar da campanha todos os que possuem conta em pelo menos uma destas três redes sociais: Orkut, Twitter ou Facebook. Não perca tempo!

Fonte: www.educarparacrescer.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário