sábado, 9 de outubro de 2010

Você e seu filho, segundo Dom Bosco


10 (dez) pontos básicos, segundo Dom Bosco, para você ajudar e conquistar seu filho.

1 – Valorize seu filho.

Quando é respeitado e estimado, o jovem progride e amadurece.
Ele sabe (ou sente) que você está interessado nele apenas porque você gosta dele.

2 – Acredite no seu filho.

Mesmo os jovens mais “difíceis” trazem bondade e generosidade no coração. Cabe a você procurar – e achar – esta disponibilidade inata. Ouça-o. Acredite nele!

3 – Ame e respeite seu filho.

Dom Bosco disse: “Se você quer ser amado por alguém, ame-o antes”. Mostre a ele claramente, que você está ao seu lado. Olhe-o nos olhos. Nós é que pertencemos aos nossos filhos, não eles a nós.
Quem quer ser amado deve demonstrar que ama. E você gosta de seu filho não porque tem por objetivo que ele goste de você. Você gosta dele como Deus gosta da gente: sem cobranças, sem busca de retorno. Você gosta dele porque você se sente feliz em vê-lo crescer como pessoa humana.

4 – Elogie seu filho sempre que puder (e ele merecer).

Seja sincero: quem de nós não gosta de um elogio? Os jovens também gostam.
Eles precisam de um elogio e estímulo para prosseguir no caminho certo.
Um elogio custa pouco para nós. Vale muito para nossos filhos – quando ele merecer.

5 – Compreenda o seu filho.

O mundo de hoje é complicado, rude, competitivo. Muda todo dia. Procure entender isto. Coloque se na ótica de seu filho.
Procure entender porque ele está tão distante, tão longe de você.
Quem sabe ele não está desesperado, perdido, precisando de você, esperando apenas um toque seu?
“Amorevolezza” é uma palavra italiana que significa tudo que Dom Bosco dava aos jovens: amor, carinho, bondade, presença.

6 – Alegre-se com seu filho.

Tanto quanto nós, os jovens são atraídos por um sorriso. A alegria e o bom humor atraem os meninos como mel. Você vai ver como tudo fica mais fácil, mais gostoso e mais divertido quando nós “entramos na deles”.
Ninguém melhor do que Dom Bosco entendeu isto. Ele participava de seus jogos, de suas brincadeiras, de seu esporte.
Faça isto também. Principalmente, procure gostar disto. E você vai entender porque Dom Bosco é um Santo que aparece sempre sorrindo.

7 – Aproxime-se de seu filho.

No método preventivo de Dom Bosco, uma aproximação amiga com os jovens é fundamental. Evita males maiores, porque você dá a oportunidade de aconselhar na hora certa, de prevenir, antes de remediar. Viva com seu filho. Viva no meio dele. Conheça seus amigos. Procure saber aonde ele vai com quem está. Convide-o a trazer seus amigos para sua casa. Participe amigavelmente de sua vida.

8 – Seja coerente com seu filho.

Não temos direito de exigir de nossos filhos atitudes que não temos. Quem não é responsável não pode exigir responsabilidade. Quem não é sério não pode exigir seriedade. Quem não respeita não pode exigir respeito. E assim por diante. Às vezes somos rigorosos e rudes para esconder nossa própria fraqueza e falta de argumentos. O nosso filho vê tudo isto muito bem, talvez porque nos conheça melhor do que nós a eles.

9 – Prevenir é melhor do que castigar seu filho.

Dom Bosco, que foi um excepcional educador, sabia que “a força corrige o vício, mas não corrige o viciado”. No seu pensamento – e na sua prática – a educação preventiva permite dar a seu filho uma nova alegria e um novo sentido de viver. Quem é feliz não sente necessidade de fazer o que não é direito.
O castigo magoa, a dor e o rancor ficam e separam você de seu filho. Principalmente quando é dado na hora errada, quando você – ou o seu filho – estão discutindo sobre qualquer coisa. Pense duas, três, sete vezes, antes de castigar. Nunca com raiva. Nunca!

10 – Reze com seu filho.

No princípio pode parecer “careta”. Mas a religião precisa ser alimentada. Quem ama e respeita a Deus vai amar e respeitar o seu próximo. Quem for um bom cristão, na certa vai ser um bom cidadão.
Dom Bosco aprendeu que a confissão, a comunhão e a devoção a Nossa Senhora são valores certos e profundos. Quem se confessa e comunga com freqüência pensará muito antes de fazer qualquer coisa errada.

“Quando se trata de educação não se pode deixar de lado a religião”, dizia Dom Bosco.

Extraído do subsídio, “Você e seu filho”, baseado no Método Preventivo de Dom Bosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário