domingo, 19 de dezembro de 2010

ORAÇÃO PODE REDUZIR ANSIEDADE E RAIVA


Oração pode reduzir ansiedade e raiva, aponta estudo

A oração pode ser uma forma positiva de descarregar a raiva e reduzir a ansiedade, segundo estudo da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos. Avaliando dezenas de vítimas de parceiros violentos, os pesquisadores descobriram que a oração pode ser uma forma de controlar as emoções negativas e melhorar a autoestima.

De acordo com os autores, ao descarregarem a raiva em oração, as pessoas evitam fazê-lo com o parceiro abusivo, evitando ainda mais violência. “Durante a oração, as vítimas chegam a ver que Deus está olhando para elas. Dado que essas percepções são predominantemente positivas, elas ajudam a aumentar seu senso de autoestima, o que ajuda a neutralizar as palavras duras do agressor”, explicou Shane Sharp, que liderou a pesquisa.

Além disso, os especialistas destacam que a oração pode servir como desabafo e como distração em relação à ansiedade, similar a uma conversa com um amigo próximo. “Olhei para o ato de rezar, de falar com Deus, da mesma forma que uma legítima interação social”, explicou Sharp. “E o ponto importante é que essas pessoas acreditam que Deus é real, e isso tem consequências para elas emocionalmente e para seu comportamento”, acrescentou, destacando que isso não deve ser um mecanismo para deixar a violência passar em branco e continuar em um relacionamento negativo.

Fonte: Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário