sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Exercícios físicos melhoram o desempenho de crianças em matemática


Exercícios físicos melhoram o desempenho de crianças em matemática

Pesquisadores americanos analisaram o efeito que exercícios físicos tiveram nas habilidades aprendizado de 171 crianças obesas de 7 a 11 anos. Para medir as capacidades cognitivas das crianças os cientistas aplicaram testes que mediram habilidades em áreas como matemática e leitura e fizeram ressonâncias magnéticas para analisar a atividade cerebral. Nenhuma das crianças realizava atividades físicas antes do início do estudo.

Os resultados mostraram que após três meses de prática de exercícios físicos, as notas dos alunos melhoraram. Aqueles que praticaram esportes durante 40 minutos diários tiveram uma média de melhora de 3.8 pontos. As crianças que se exercitaram por 20 minutos diários tiveram uma melhora um pouco menor.

Os pesquisadores do estudo acreditam que essa melhora ocorreu porque atividade física vigorosa promove o desenvolvimento de áreas do cérebro que são fundamentais à cognição e comportamento.

Catherine Davis, autora do estudo, espera que o estudo confirme a importância de manter atividades físicas nas grades de horário das escolas. “Com crianças você simplesmente não sabe qual impacto você terá quando melhora a habilidade delas de controlar a atenção, de se concentrar melhor na escola, de fazer escolhas melhores. Talvez eles tenham uma probabilidade maior de ficar na escola e longe de problemas”, ela afirma.

Fonte: Blog Boa Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário