domingo, 20 de fevereiro de 2011

Saúde e os seus porquês


Por que picadas de inseto coçam?

No momento em que ocorre a picada, o inseto injeta seu veneno no nosso corpo, causando reações inflamatórias que tendem a coçar. Nas crianças, elas são mais intensas provocando vermelhidão e inchaço, além da coceira. É importante que as pessoas saibam que o ato de coçar só prejudica a ferida. Isso porque a ação contínua libera cada vez mais o veneno, amplificando a reação.
Deve-se ficar atento quando, além da coceira, alguns destes sinais forem detectados: dificuldade de respiração, sensação de aperto na garganta e no peito, congestão nasal, inchaço nos lábios e olhos. Se algum dos sintomas ocorrer entre os 20 e 30 minutos após a picada, procure imediatamente o pronto atendimento. Já no caso de o indivíduo acometido ser alérgico, o médico deve ser consultado sempre.

Quem responde: Yara Arruda Mello, alergologista do Hospital São Luiz (SP).


Por que os ouvidos ficam zumbindo após um show de rock?

O aparecimento de barulhos e da perda auditiva temporária, após eventos como esses, indicam que ocorreu algum tipo de lesão nas células responsáveis pela audição localizadas no interior da orelha. Esses tipos de danos podem ter sido ocasionados pela exposição a volumes elevados de equipamentos de som, por exemplo.
Como sabemos, a orelha humana é capaz de suportar ruídos de até 85 decibéis sem que ocorram problemas nas células auditivas. Em um show de rock, no entanto, a intensidade do som é muito superior, podendo ultrapassar os 120 decibéis. Tanto o zumbido quanto a perda auditiva são temporários e desaparecem em algumas horas. Caso permaneçam, consulte o médico.

Quem responde: Aquiles Leal, otorrinolaringologista do Hospital Beneficência Portuguesa (SP).


Qual a importância dos óculos escuros?

Lentes de qualidade têm 100% de proteção contra as radiações ultravioleta (UV). Embora a luz branca possa ser desconfortável, são essas radiações que provocam os verdadeiros males aos olhos. Na córnea e na conjuntiva, por exemplo, a exposição ao sol ocasiona irritação ocular. Mais sério ainda é o tumor não canceroso denominado pterígio. Ele ocorre quando uma membrana avermelhada sai do canto do olho e cobre a córnea, causando distorção nas imagens.
Outro caso recorrente é a incidência seis vezes maior de catarata nas pessoas que não se protegem com os óculos escuros. Isso acontece porque a lente intraocular é afetada pelos raios UV. Por isso, é aconselhável a utilização desse acessório já quando criança, pois elas naturalmente estarão muito mais tempo expostas às radiações.

Quem responde: Matta Machado, oftalmologista.


Por que sentimos tontura quando ingerimos álcool?

O álcool tem efeito depressor sobre as células do cérebro. Por isso, inicialmente sentimos uma desinibição e excitação, consequente a essa alteração das células do sistema límbico - que controla as emoções. Posteriormente, as mudanças das demais células resultam na diminuição dos reflexos, em tontura e sonolência.
A ingestão excessiva do álcool ainda pode levar a complicações agudas mais graves como depressão profunda do sistema nervoso, coma ou problemas crônicos como a dependência alcoólica. É importante esclarecer que a suscetibilidade aos efeitos da bebida é diferente entre as pessoas, portanto devemos impor nossos próprios limites sem comparar ou competir com outras pessoas.

Quem responde: Marcio Dias de Almeida, gastroenterologista e hepatologista do Hospital Israelita Albert Einstein (SP).

Fonte: Revista Viva Saúde

2 comentários:

  1. Muito bom o blog! Já spu seguidor! Siga o meu também!

    pablocalor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado professor José Costa!!Seu blog também é muito legal e informativos para os profissionais da área e demais pessoas interessadas!!!já estou seguindo seu blog...

    ResponderExcluir