quinta-feira, 19 de maio de 2011

Saúde e os seus porquês


Por que os meus pés incham em dias de calor?

A reação acontece, pois o calor dilata os vasos sanguíneos, sobretudo das extremidades dos membros inferiores. Isso facilita a formação do edema, como se houvesse uma transferência de líquido dos capilares para o subcutâneo. O problema, então, não se caracteriza como doença, necessitando apenas de mudança nas posições e repouso. Se os sintomas persistem, deve-se procurar um especialista.
Quem responde: Pedro Chocair, diretor clínico e nefrologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Por que a drenagem linfática ajuda a combater a celulite?

A má alimentação, estresse, falta de atividade física, cigarro e alterações hormonais contribuem para o processo de retenção de líquidos, que acarreta má oxigenação do tecido e de todos os vasos, incluindo os linfáticos. Quando há problemas de circulação da linfa, a celulite tende a se instalar. A aplicação da drenagem linfática ajuda a diminuir a retenção de líquidos que geralmente está presente nessas áreas, consequentemente contribuindo para diminuir a celulite. A massagem pode e deve ser associada a outros procedimentos estéticos e acompanhada de mudanças de hábitos de alimentação.
Quem responde: Maria José Costa, esteticista da Clínica Aesthera Dermatologia de São Paulo

Mascar chiclete pode causar problemas no organismo?

O hábito de mascar chiclete por um período prolongado pode ser prejudicial à saúde. Quando você está com ele na boca, seu organismo entende que você está se alimentando e aumenta a secreção de enzimas digestivas, tanto na boca, como no estômago. Desta forma, poderá advir um aumento na excreção de ácidos no estômago. A hipercloridia, nome dado ao aumento de secreção ácida nesse órgão, pode ocasionar aftas orais e até ulceras pépticas no duodeno. O bruxismo, que é o ato de ranger os dentes, também tem relação com a mastigação exacerbada.
Quem responde: Henrique Schleinstein, especialista em Cirurgia do Aparelho Digestório e Coloproctologia do Hospital São Camilo

Por que o cansaço provoca olheiras?

As olheiras decorrem de um aumento da pigmentação na área ao redor dos olhos, sobretudo na pálpebra inferior, mas também possui um componente vascular, isto é, os vasos capilares da área ficam mais visíveis, pois a pele nesta área é muito fina. Quando o indivíduo que já tem uma predisposição a olheiras está fatigado, há uma alteração no calibre dos vasos tornando a vascularização (presença, disposição e abundância ou desenvolvimento dos vasos num tecido, numa região do organismo) na região mais visível. A epiderme mais pálida, comum em quem está mais cansado, também colabora para a maior evidenciação das olheiras.
Quem responde: Flávia Addor, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Regional São Paulo

Fonte: Revista Viva Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário