sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Saloma’s: uma Agência, um Jornal, uma Companhia, um Patrimônio de Itabaiana há 12 anos


Saloma’s, Uma Agência Cultural

Em agosto de 1999, o jovem Laudemário Sérgio dos Santos, no intuito de divulgar os seus trabalhos artísticos culturais, já que participava da “Companhia Teatral Fenômeno”, da diretoria da AMNOP – Associação dos Moradores e Amigos do Novo Paraíso, no bairro Novo Paraíso, em Aracaju/SE, organizando, divulgando e apresentando eventos culturais, onde também já fazia sucesso apresentando o programa jovem “Pauleiras – Dance – Regaee – Rock – Pop”, na Rádio Comunitária A Voz do Paraíso, rádio que lhe batizou com o nome artístico de Salomão, lançou o SAIBA – Boletim da Salomão Produções, em uma folha “chamex”, tamanho ofício, sendo que em setembro já havia matérias de Itabaiana e em novembro já foi impresso em papel de jornal com oito páginas, tornando-se assim um jornal de Itabaiana, coincidindo com o diretor-fundador Laudemário Sérgio que nasceu no Hospital Cirurgia em Aracaju, mas foi registrado como natural de Itabaiana pela a Itabaianense Felicidade Perpétua e o saudoso Laudelino Alves, alagoano que residia na cidade de Propriá, natural de Porto Real do Colégio no estado de Alagoas.

Hoje a Salomão Produções, é a Agencia Cultural SALOMA’S – Salomão Produções Eventos e Edições Ltda. inscrito no CNPJ sob nº 05.743.123/0001-36, trabalha com o “Jornal Cultural SAIBA”, com a “Agência Saloma’s Fashion – Desfile – Book - Reportagem” e com a “Companhia Teatral Pauleiras – Música – Teatro – Dança”. “A minha pretensão é artística e não política, como muitos pensam”, falou o agente cultural Saloma’s.

Um Jornal, uma Cidade, um Patrimônio

O jornal SAIBA, na atualidade, é distribuído em ‘todos’ estabelecimentos comerciais das cidades de Ribeirópolis, Frei Paulo, Campo do Brito, Areia Branca, São Domingos, Macambira e em Itabaiana é entregue aos assinantes, patrocinadores, colaboradores e amigos. “Sou eu mesmo que faço a distribuição e pretendo expor o jornal em estandes, com o objetivo de aumentar o número de participações e assinantes, porém ainda não tive esta oportunidade”, disse Saloma’s, diretor do Jornal.

O SAIBA, segundo os historiadores, é o único jornal na história de Itabaiana que circulou durante doze anos, sem interrupção e o mais antigo em circulação, “esse patrimônio cultural serrano deve agradecer as cidades circunvizinhas, pois a participação e patrocínios dessas cidades, foram primordiais para a edição e circulação do jornal”, informou o fundador do SAIBA, que escreve os “Pensamentos Saloma’s”, as interpretações bíblicas do Saiba Fé, as colunas políticas “Direto da Câmara”, com os principais destaques das câmaras de Itabaiana, São Domingos e Areia Branca, inclusive matérias políticas, sociais e culturais. O tablóide traz artigos de colaboradores, publicidade e variedades.

Uma Agência, desfiles e Talentos

A agência Saloma’s Fashion – Desfile – Book – Reportagem, já realizou vários desfiles em Itabaiana. Em São Domingos organizou o “1º Concurso Garota Verão” e o “1º Concurso Garota São Domingos”, onde foi eleita também a “Rainha dos Caminhoneiros de São Domingos”, na cidade de Areia Branca, promoveu o “1º Concurso Garota Areia Branca” e recentemente realizou o “1º Concurso Rainha do Milho do Povoado Pedrinhas”, no município da mesma cidade e planeja em outubro, com a parceria de Giseldo Produções, realizar o “1º Concurso Garota Serra Comprida”, no povoado Serra Comprida, com o objetivo de fazer o “2º Concurso Garota Areia Branca”, onde iria concorrer uma representante de cada povoado. A Saloma’s Fashion faz ensaios fotográficos, book e reportagens para as matérias do SAIBA, cobertura de eventos e festas particulares.

“Gostaria de promover desfiles em algumas cidades da região, para escolher uma garota de cada cidade, e assim escolher uma representante da beleza do agreste, mas ainda não deu”, disse o diretor da Saloma’s Fashion.

Uma companhia, Um Personagem, Uma Paixão

Foi através do seu irmão Joás Ribeiro, que Saloma’s começou a ingressar na área artística, participando de oficinas de locução para rádio, TV e apresentação de eventos, dicas de produção de grupos de teatro e dança, onde também se tornou oficineiro, foi diretor do interior da FETAS – Federação de Teatro de Sergipe e representou o estado no congresso da CONFENATA – Confederação Nacional de Teatro, na cidade Paty do Alferes no Estado do Rio de Janeiro.

Instituiu a Companhia Teatral Pauleiras – Música – Teatro – Dança, nome inspirado no programa Pauleiras, Dance, Regaee, Rock e Pop, que apresentou na Rádio Comunitária a Voz do Paraíso, no bairro Novo Paraíso, em Aracaju/SE, criando a peça Punk do Sertão – Cômica – Crítica – Educativa, a história de um jovem que resolve ser roqueiro no sertão e gera a maior confusão, chegou a ensaiar em Aracaju, entretanto foi em Itabaiana, com atores itabaianenses, que foram feitas vinte e uma apresentações e uma na cidade de Moita Bonita.

“Atualmente, estamos com as “Oficinas Pauleiras – Teatro – Música – Dança”, aos sábados das 14 às 16 horas, na AAI – Associação Atlética de Itabaiana, onde pretendemos formar grupos de teatro e dança, em parceria com grupos de Aracaju, Lagarto, Ribeirópolis e outras cidades, fazendo um intercâmbio teatral, levando as artes cênicas para todo nosso estado”, informa o Agente Cultural Saloma’s.

Laudemário Sérgio dos Santos – Diretor do Jornal Saiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário