quarta-feira, 30 de novembro de 2011

9 dicas para aumentar sua energia


Falta de disposição e energia pode ser curadas com muitos remédios naturais, sem falar em atitudes básicas como dormir e se alimentar bem. Faça pequenas mudanças no seu dia a dia que podem dar um impulso na sua energia!

1 – COMA CEREAIS NO CAFÉ DA MANHÃ

Alimentos ricos em fibras são uma boa pedida como primeira refeição do dia. Um estudo da Universidade de Cardiff (País de Gales) constatou que consumidores de cereais no café apresentam 10% de redução de fadiga, menor chance de depressão e maior capacidade cognitiva. Uma teoria, não confirmada, é que as fibras tornam mais lenta a absorção dos alimentos no estômago, o que mantém alto nível de açúcar no sangue por mais tempo.

2 – SAIBA COMO TOMAR CAFÉ

Não é segredo que a cafeína nos deixa alerta. Mas é preciso saber como tomá-la. Em primeiro lugar, nunca exagere na quantidade ingerida de uma só vez; muito café em uma única tacada não é algo saudável. Tome várias doses pequenas ao longo do dia, distribua seu consumo de café. Prefira, por fim, não beber muito depressa, pois a cafeína é melhor absorvida se for ingerida em pequenos goles.

3 – FAÇA MAIS E MENORES REFEIÇÕES

Da mesma forma que você beber café, alimente-se. Ao invés de se empanturrar no almoço e na janta e não comer nada nesse intervalo, tente almoçar menos, jantar menos, e fazer pequenos lanches a cada três ou quatro horas. Isso ajuda a manter alto o nível de açúcar no sangue por mais tempo, o que evita quedas de disposição repentinas no meio da tarde, por exemplo.

4 – BEBA ÁGUA

Todos os médicos batem frequentemente nessa tecla e pouca gente segue a dica, mas é muito necessário tomar bastante água. Em alguns casos, o cansaço nada mais é do que sintoma de desidratação. E as quantidades não precisam ser absurdas; mais uma vez, siga a regra de beber pouca água, mas frequentemente. Isso serve tanto para sedentários quanto para atletas. Um recente estudo com esportistas verificou que 92% sentiram fadiga ao beber água abaixo da quantidade recomendada por quinze horas.

5 – BEBA MAIS CHÁ

Uma xícara de chá apresenta uma combinação interessante para te deixar alerta durante o dia. A mistura de cafeína e o aminoácido L-teanina é considerada estimulante, e auxilia nos reflexos rápidos e na memória. Pesquisadores britânicos vão ainda mais longe, afirmando que o chá preto auxilia no combate ao stress. Em um estudo da University College London (Inglaterra), os pesquisados que beberam chá quatro vezes por dia, durante seis semanas, apresentaram níveis reduzidos de cortisol, o hormônio do stress.

6 – IMITE A REFEIÇÃO DOS SEUS FILHOS

Chega a ser engraçado, mas o período da vida em que a pessoa melhor se alimenta é geralmente na infância, quando os pais escolhem os alimentos mais nutritivos. Em uma típica refeição infantil americana, as crianças comem bananas e manteiga de amendoim. A banana é rica em potássio, mineral responsável por converter o açúcar no sangue em energia. Manteiga de amendoim, por sua vez, é rica em magnésio, mineral de função semelhante. Vegetais, feijão, frutas e nozes também são ricas em magnésio.

7 – CAMINHE

Pequenas caminhadas são úteis para uma série de melhoramentos no seu corpo. Não é necessário fazer grandes caminhadas: dez minutos por dia são o suficiente. Uma pesquisa indicou que andar esse pequeno período diariamente proporcionou às mulheres pesquisadas 18% a mais de energia após seis meses. Além desse impulso, tais mulheres reportaram maior autoestima, menos dores, além de fazer atividades simples, como subir escadas, com maior facilidade.

8 – OUÇA MÚSICA

No trabalho ou em casa, pode ser uma boa pedida ouvir música regularmente. Uma pesquisa comparou, dentro de uma empresa, funcionários que ouvem música e os que não ouvem. Os portadores de iPods e similares foram registrados como sendo 10% mais produtivos do que o grupo sem música.

9 – PLANTE FLORES NOS AMBIENTES EM QUE CONVIVE

Uma pesquisa da empresa Texas A&M, nos EUA, incentivou alguns funcionários a plantar flores no ambiente de trabalho para tornar o lugar mais alegre. Após certo tempo, constataram que estes trabalhadores tiveram ideias mais criativas do que aqueles sem vegetais ao redor de si. Outro estudo americano colocou pessoas para trabalhar com flores na escrivaninha, e concluiu que estas eram menos estressadas após um dia de trabalho.[MSN]

Fonte: http://hypescience.com/9-dicas-para-aumentar-sua-energia/ - Por Stephanie D’Ornelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário