sábado, 19 de novembro de 2011

Dicas para cuidar dos pés após a malhação


Atividades como corrida ou caminhada podem causar alguns desconfortos nos pés. Unhas roxas e calos são alguns destes problemas. Saiba como evitá-los.

Nada melhor do que a prática de exercícios físicos para deixar a saúde, tanto física como a emocional, em dia. Além de liberar a endorfina (hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar), a malhação também previne doenças cardiovasculares e a diabetes. Mas, assim como cuidamos da saúde interna, é preciso prestar atenção às partes externas do corpo como, por exemplo, os pés.

Após uma hora na academia ou uma corrida de 45 minutos, os pés não são mais os mesmos. Tanto homens quanto mulheres são vítimas de calos, micoses, frieiras, rachaduras, hematomas nas unhas e, claro, bolhas. Para não deixar que estes entraves comprometam a sua rotina esportiva, vamos conhecer algumas dicas para prevenção destes problemas.

1 – Calos: é possível removê-los com produtos à base de ácido, mas, atenção! È fundamental visitar um especialista. Não tome a iniciativa por si mesmo. Tênis com protetores de silicone podem ajudar.

2 – Micoses: para evitar ao máximo esse problema, mantenha os pés secos e use sempre tênis diferentes. Dessa forma o suor evapora e os fungos não se multiplicam.

3 – Frieira: Além de aplicar no tênis um talco antisséptico, é preciso optar pelo uso de meias de algodão. Não ficar com o tênis muito tempo após o término dos exercícios também é uma ótima dica.

4 – Rachadura nos calcanhares: além de feias, podem machucar os pés. Para minimizar o problema é preciso usar cremes para os pés antes de dormir.

5 – Hematomas nas unhas: após uma boa caminhada ou corrida é possível que alguma unha fique roxa. Unhas encravadas ou tênis muito apertado podem causar estes hematomas. A melhor forma de prevenção é ir ao podólogo e usar tênis apropriados. E não pratique esportes com as unhas grandes!

6 – Bolhas: para que elas sequem e não prejudiquem o seu desempenho, ao observar a presença da uma bolha, fique alguns dias sem malhar. Como prevenção, use um bom tênis, na medida certa, acompanhado de uma meia sem costura.

Fonte: site suadieta - UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário