quarta-feira, 28 de março de 2012

Dicas para fazer o dia render mais


Aprenda a organizar o seu dia e ganhe mais horas para cumprir todas as tarefas e também relaxar

É segunda-feira de manhã e você já tem todo o seu dia programado: chegar cedo ao trabalho, ir à academia, encontrar as amigas para jantar, pegar um cineminha com o namorado. Mas você mal levanta da cama e vê o seu plano brilhante ir por água abaixo: a roupa incrível que queria usar está amassada, o trânsito está um caos, sua caixa de e-mails está lotada e o Facebook parece bem mais interessante do que o relatório que precisa ser entregue até as 18 horas. Quando se dá conta, o dia acabou - e você mal saiu do lugar.

Ok, todas nós já passamos por isso. E a sensação de que 24 horas não são suficientes é constante. "Organize o dia como você organiza o armário", sugere Julie Morgenstern, autora do livro Never Check E-mail in the Morning (inédito no Brasil). "Um armário tem espaço limitado e, dependendo de como você o arruma, vão caber mais ou menos coisas. O mesmo acontece com o seu dia. Há um tempo para cumprir as tarefas, mas, quanto melhor você distribuí-lo, mais conseguirá fazer." Siga as dicas dos especialistas para ganhar mais horas no dia e parar o relógio!

Siga a regra do dois (+ 45 minutos)
Antes de levantar da cama, decida quais serão as duas principais atividades do dia: uma relacionada ao trabalho, como arrasar numa reunião, e outra pessoal, como ir à academia. Planeje todo o resto em torno delas. "Priorize as atividades que mais vão agregar valor à sua vida a médio e longo prazo", sugere Liamar Fernandes, coach executivo da Sociedade Brasileira de Coaching. "Para começar bem o ano, aponte as duas prioridades da semana, do mês e, por fim, do ano. Fica mais fácil se organizar - e chegar mais longe. O segredo é ter disciplina. E isso não significa rigidez. Disciplina é não aceitar aquelas justificativas que a gente vive dando a si mesma, como dar um bolo no seu personal trainer só porque está chovendo.

Aproveite melhor as manhãs (+ 1 hora e meia)
Para a maioria das pessoas, as primeiras duas horas do expediente funcionam como um aquecimento - momento para atualizar as redes sociais e ler as notícias. Experimente chegar 30 minutos antes para adiantar as tarefas. Segundo pesquisa da consultoria Basex, dos Estados Unidos, a maioria das pessoas demora entre dez e 20 vezes o tempo da interrupção para conseguir se concentrar novamente. E, quando nos livramos das distrações, o nosso rendimento triplica.

Planeje 24 horas em dez minutos (+ 1 hora)
Para cumprir o que programou, anote as tarefas na agenda ou no celular. Segundo uma pesquisa da consultoria FranklinCovey, apenas 17% dos executivos possuem esse hábito. "Nunca houve tanta ferramenta para aumentar a produtividade. Ao mesmo tempo, nunca houve tanta distração. Precisamos ser seletivos para nos destacarmos na profissão", diz Luciano Meira, diretor de conteúdo da FranklinCovey. "Ao dedicar dez minutos diários estabelecendo prioridades, é possível economizar mais de uma hora por dia. "E mais: divida as tarefas semelhantes em grupos. Segundo estudo da Universidade de Michigan, nos EUA, ficar trocando de "canal" mental faz com que o cérebro demore 50% ou mais para realizar cada tarefa.

Defina o look na noite anterior (+ 25 minutos)
Se você era fã do filme As Patricinhas de Beverly Hills e sonhava com o programa que monta looks, comemore! O aplicativo Stylish Girl (para iPhone e Android) funciona assim: basta fotografar as peças e armazenar as imagens para fazer combinações! Outra dica: escolha o que vestir na noite anterior.

Adote os três Ds (+ 1 hora)
Todos nós temos tarefas das quais podemos desencanar e que conseguimos diminuir ou delegar. Faça uma lista com cinco, como ir ao cabeleireiro todos os dias, assistir à novela ou fazer algo que o seu estagiário daria conta. Ok, você não resiste ao Caio Castro em Fina Estampa. Mas faça as contas: uma hora de novela por noite, seis noites por semana, quatro semanas no mês, 12 meses por ano. No fim, você terá assistido a 288 horas de novela! E depois diz que não dá para fazer o MBA...

Não pule o almoço (+ 1 hora)
Sentir fome atrapalha a concentração e faz com que você gaste ainda mais energia driblando o ronco do estômago e tentando focar do que se parasse tudo para comer. Depois você retoma as atividades com mais energia e disposição.

Abra seu e-mail a cada duas horas (+ 1 hora e meia)
"Os brasileiros gastam três horas por dia no e-mail. Isso pode ser reduzido pela metade", diz Christian Barbosa, especialista em gerenciamento de tempo. Estipule horários para dedicar à caixa de entrada. Desligue os alertas sonoros para não se distrair e evite escrever e-mails com mais de cinco frases (se precisar, ligue - é mais rápido e prático).

Conteúdo do site NOVA
Reportagem: Andrezza Duarte - Edição: MdeMulher - Foto: Getty Images

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/bem-estar/reportagem/viver-bem/dicas-fazer-dia-render-mais-667404.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário