sábado, 19 de maio de 2012

Como conquistar um corpo firme e torneado

Tudo molinho? Flacidez, nunca mais

OK, você fechou a boca e conseguiu eliminar os quilinhos extras que tanto incomodavam. Mas aquela sensação de missão cumprida, após ter seguido à risca a dieta, pode sumir no minuto seguinte quando você se deparar com uma vilã tão terrível quanto o sobrepeso: a flacidez.

Segundo Úrsula Metelmann, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Regional São Paulo, o problema faz parte do processo natural de envelhecimento das estruturas de colágeno e elastina (que sustentam a pele) e do desgaste das fibras musculares.

A má notícia é que começamos a envelhecer após completar 19 anos e, a partir daí, o corpo vai se tornando mais preguiçoso e os mecanismos de restauração das células diminuem. Mas é por volta dos 30 anos que os primeiros sinais dessa perda de elasticidade começam a aparecer, principalmente nas coxas e no bumbum.

Mas, calma, isso não significa que somos obrigadas a conviver com a flacidez. De acordo com a dermatologista, o importante é combater seus causadores. E a lista não é mole: maus hábitos alimentares, sedentarismo, estresse, poucas horas de sono, consumo de álcool e fumo – “tudo isso gera um desgaste maior do organismo, dificultando a reposição do colágeno na pele”, diz a especialista.

Dieta eclética

Para manter a saúde e a elasticidade da pele, nada de adotar uma dieta restritiva. Muito pelo contrário, o que dá “firmeza” é investir em uma alimentação equilibrada e variada. “Nutrientes como zinco, ômega-3 e vitaminas A, C, E e do complexo B, encontradas em frutas, verduras, leguminosas e também nos cereais integrais, além de aves e peixes, são essenciais para a manutenção da pele, por isso é importante o consumo de todos os grupos alimentares”, afirma a nutricionista Andrea Andrade, da RG Nutri.

Quem pratica atividades físicas tem motivos em dobro para incluir as proteínas no cardápio. Consumidos após os exercícios, leite, queijo, ovos, carnes magras e soja, entre outros, “auxiliam na recuperação muscular e garantem a construção adequada dos tecidos”, conta Andrea. E não se esqueça de beber água. Além de hidratar, o líquido ajuda a eliminar as toxinas nocivas à pele.

Já os refrigerantes, alimentos embutidos (salame, mortadela, salsicha) e aqueles excessivamente doces ou gordurosos, principalmente os que contêm gordura saturada, são inimigos da tonicidade da pele e devem ser evitados. “Tais alimentos favorecem a formação de radicais livres, que se acumulam no corpo, causando alterações nas células e prejudicando a saúde”, explica a nutricionista.

Malhar é preciso

Abandonar de vez o sedentarismo e investir pesado na malhação também devem fazer parte da rotina de quem quer tonificar e delinear o corpo. Como explica o personal trainer Carlos Klein, a equação é simples: atividade física e uma alimentação balanceada promovem o aumento de massa magra e a perda de massa gorda, o que torna o corpo mais enrijecido.

Musculação, treinamento funcional, corrida, natação e exercícios feitos em circuito estão entre as melhores atividades, já que promovem maior gasto calórico e fortalecem a musculatura, além de ampliar a capacidade para realizar atividades diárias.

Tratamentos pró-firmeza

Para manter o corpo durinho, vale ainda lançar mão de tratamentos estéticos que promovam a hipertrofia muscular e estimulem a produção de colágeno. A corrente russa, por exemplo, utiliza estímulos elétricos para aumentar o tônus muscular.

Resultado: maior rigidez e contornos mais definidos. Além disso, também auxilia na redução de gordura corporal e na melhora da circulação linfática. Segundo Thaís Baldusco, fisioterapeuta especializada em dermatologia funcional da Clínica Dr. Alan Landecker, em São Paulo, outro procedimento com grande eficácia é a radiofrequência.

O equipamento é capaz de aquecer a derme (segunda camada da pele) até 40ºC. Quando essas estruturas são aquecidas, acabam sendo destruídas parcialmente, gerando o impulso para que o colágeno seja produzido novamente e se reorganize sob a pele. “A partir de oito sessões já é possível notar os resultados de uma pele mais firme”, comenta a especialista.

No prato se você deseja manter sempre a forma, anote os alimentos que não podem faltar em sua dieta.

Arroz integral - Possui zinco e vitaminas do complexo B. A deficiência da B3, por exemplo, causa erupções na pele. Já o zinco participa da formação do colágeno da pele, auxiliando no tônus muscular.
Soja - Além de conter vitaminas do complexo B e zinco, o alimento é rico em isoflavona, antioxidante que previne o envelhecimento precoce da pele.
Cenoura - A vitamina C auxilia na formação do colágeno e também participa do metabolismo da pele e dos processos de cicatrização. Possui ainda betacaroteno, precursor da vitamina A, que protege tecidos e mucosas.
Salmão - É rico em ômega-3, gordura que ajuda na regeneração dos tecidos e na manutenção do sistema imunológico.
Queijos magros - Estimulam a regeneração celular e a produção de colágeno e elastina, proteínas responsáveis pela firmeza da pele.
Ovo - Boa fonte de proteína, o alimento é importante para a manutenção do colágeno e elastina. Também reforça a parede das células, impedindo que percam nutrientes ou desidratem.

Postado por REDAÇÃO LUNNA
Texto: Denise Fernandes
Foto: Thinkstock/Getty Images

Fonte: http://revistalunna.uol.com.br/bem-estar/como-conquistar-um-corpo-firme-e-torneado/

Nenhum comentário:

Postar um comentário