quinta-feira, 7 de junho de 2012

7 segredos para uma alimentação saudável


Quer perder ou manter o peso? Faça uma boa dieta com consciência, escolha alimentos inteligentes e métodos de culinária saudáveis. A ideia é cozinhar pratos cada vez mais leves e refeições cada vez mais nutritivas. A chave para isso? Alguns segredos de culinária infalíveis – confira:

1) REDUZIR A INGESTÃO DE GORDURA SATURADA

Uma dica é substituir a manteiga por tapenade (condimento que vem da França), azeite de oliva, manteiga de nozes ou purê de grão de bico – conhecido como homus.

2) SALADA AINDA MAIS LIGHT

Use molhos para salada com pouca gordura, que são os que têm mais água e vinagre do que óleo. Molhos sem gordura não tem nenhum óleo e tem sabores mais intensos.

3) REDUZA O SAL

Cozinhe bem os alimentos para controlar seu conteúdo de sal. Muitos alimentos embalados têm alto teor de sal, mesmo escolhas mais saudáveis, como legumes congelados. Uma dica é usar mostarda seca ou um pouco de pimenta fresca picada em vez de sal nos legumes.

4) USE MÉTODOS SAUDÁVEIS NA HORA DE COZINHAR

Fritura não é um deles – deve ser a sua última escolha. Se for o caso, para minimizar o uso de óleo, frite em um wok (utensílio asiático parecido com uma frigideira – na foto), ou refogue em uma panela antiaderente. Mas se quiser realmente perder peso, cozinhe a vapor, asse, ou grelhe tudo que for comer. O caldo de carne com baixo sódio e gordura dá mais sabor a esses métodos de culinária saudáveis.

5) TROCAS SAUDÁVEIS

Quer comer um bolo sem se sentir culpada/o? Troque o óleo ou a manteiga por uma quantidade igual de purê de banana ou maçã. Outra sugestão é adicionar nutritivas amêndoas ou avelãs.

6) REDUZA A QUANTIDADE DE GORDURAS LÁCTEAS

Se quiser cozinhar com creme de leite ou leite integral, opte por produtos com baixo teor de gordura. Eles contêm o mesmo cálcio e vitaminas que as demais versões.

7) QUEIJO E IOGURTE SEM GORDURA

O queijo cottage com baixo teor de gordura pode ser o ingrediente principal de uma boa dieta. Em uma receita, substitua a quantidade de creme de leite por metade queijo cottage de baixa gordura sem sal, metade iogurte de baixa gordura. Para realmente perder peso, use queijo e iogurte sem gordura. [TheHuffingtonPost]

Fonte: http://hypescience.com/7-segredos-para-uma-alimentacao-saudavel/ - por Natasha Romanzoti

Nenhum comentário:

Postar um comentário