domingo, 24 de junho de 2012

Quais são os tipos de lesão mais comuns no futebol?


A cada seis segundos, o jogador faz mudanças bruscas de velocidade, rotação e direcionamento que pegam o corpo de surpresa. Quem está despreparado pode se machucar seriamente

Púbis

Fisgada na virilha
Um verdadeiro cabo de guerra acontece entre músculos do abdômen e da coxa: os primeiros puxam o osso púbico para cima e os outros forçam a bacia para baixo. O resultado do conflito é uma inflamação crônica.

Tornozelo

Torsão dolorida
Os ligamentos funcionam como um elástico: muito esticados, ficam frouxos ou se rompem. Durante a pelada, três desses cordões fibrosos padecem com mais frequência. É caso de fisioterapia e muito repouso.

Rosto

Sem querer?
Quando o atleta leva uma pancada no rosto, como uma cotovelada certeira, acontece o afundamento do osso zigomático, que começa debaixo do olho e vai até a mandíbula. Uma cirurgia é capaz de consertar o estrago.

Cabeça

Sacudida cerebral
Em um choque entre cabeças, ocorre uma concussão. O crânio, duro feito pedra, fica intacto. Porém, o cérebro, mole igual gelatina, sofre um chacoalhão. A mexida, que deixa o craque atordoado, pode acabar num desmaio.

Joelho


Lesões em números

Um esporte nota 10
Quando bem orientado e com preparação, o futebol contribui para a perda de peso e fortalece a massa muscular. O trabalho com resistência e velocidade garante a queima de muita energia. Dentro das quatro linhas, ainda é possível fortalecer as articulações, desenvolver a coordenação motora, estimular a produção de células ósseas e treinar o coração. Chame alguns amigos, pegue uma bola e… pimba na gorduchinha!

fontes: André Pedrinelli, ortopedista, especialista em medicina do esporte e diretor do Centro Médico de Excelência da Fifa no Brasil; Rubens Sampaio Neto, coordenador do departamento médico da Sociedade Esportiva Palmeiras; Moisés Cohen, Presidente da Sociedade Mundial de Artroscopia, Cirurgia do Joelho e trauma desportivo e diretor do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte; Ricardo Cury, ortopedista, Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho; Mauro Dinato, ortopedista, Membro da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia do Pé e do Tornozelo. infográfico: Pilker e Erika Onodera

Fonte: http://saude.abril.com.br/edicoes/0350/corpo/quais-sao-tipos-lesao-mais-comuns-futebol-688077.shtml - por Manoel Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário