domingo, 15 de julho de 2012

15 segredos fáceis para por fim ao estresse

No mundo da alta velocidade e muito stress, precisamos aprender a controlar o nosso ritmo - inclusive o dos pensamentos

Correr para o trabalho, engolir a comida, desdobrar-se em mil para dar conta dos prazos, da família e dos compromissos compõe a rotina de muitas mulheres. Resultado: cansaço, mau humor, tensão muscular e ansiedade. Esses são os sinais do stress. Ele surge quando somos confrontadas com alguma situação que exige adaptação e um gasto de energia muito grande. No ritmo de vida atual, ele é muito comum.

Difícil achar alguém que nunca tenha se sentido esgotado. Em doses homeopáticas, o stress é positivo, pois nos leva à ação e potencializa a nossa capacidade para enfrentar um problema. Mas em excesso ele se torna um veneno, com reflexos em várias áreas: prejudica a memória, derruba a produtividade, atrapalha a sexualidade e acaba com a disposição. A boa notícia é que adotar pequenas mudanças no estilo de vida consegue operar milagres.

1. Não antecipar problemas
A palavra já diz tudo: pré-ocupação, ou seja, sofrer por antecedência. Calma! Além de gerar ansiedade, a preocupação tende a atrair resultados negativos. Desocupe a mente das frustrações desnecessárias.

2.Perdoar e pedir perdão
Todo mundo erra, até você. Precisa dizer mais?

3. Dar chance ao prazer
Você se sente cansada demais para sair num sábado à noite? Algo está errado. Por que aceitar apenas as tarefas obrigatórias e recusar a diversão? Mude de tática e chame os amigos.

4. Trocar a necessidade pelo desejo
Restrinja os relatórios profissionais aos horários de expediente. E tire da estante aquele romance que você quer tanto ler, mas nunca começa. A arte tem efeito mágico e pode até alterar sua percepção de tempo.

5. Descansar
Cansaço não se resolve com truque, mas com repouso. É simples.

6. Desfrutar da manhã
Dormir até tarde no domingo parece tentador. Mas isso aumenta a sensação de letargia. Se você curtir bem o dia e for deitar cedo, ganhará mais vigor.

7. Desistir de ser superpoderosa
Respeite seus limites e não tente abraçar o mundo. Que poder é esse que deixa você exaurida no fim?

8. Recusar convites
Impossível emendar a happy-hour com uma passadinha no mercado, um cineminha, dois aniversários e uma balada para fechar a noite. Eleja dois programas no máximo. E divirta-se!

9. Permitir-se uns minutos a mais no banho

10. Negociar prazos
Não dá para recusar os pedidos do chefe. Mas é possível definir a ordem das tarefas e o tempo necessário para cumpri-las.

11. Tomar chuva
Saiu cansada do trabalho e está caindo o mundo? Em vez de achar que o Universo conspira contra você, experimente sair na chuva. Deixe a água lavar todos os problemas. A sensação é libertadora.

12. Respirar fundo
Inspire pelo nariz profundamente, sentindo o pulmão encher de ar. Conte até 10. Lentamente, solte o ar pela boca. Repita o processo até se sentir, literalmente, arejada.

13. Fazer caminhadas
Por esporte ou por prazer, caminhar é excelente para a saúde, além de aliviar o stress. Especialistas dizem que 15 minutos bastam para dar um reset no humor.

14. Não guardar mágoas

15. Acionar seu filtro de proteção
Sua mente não é saco de lixo. Esvazie a caixa de e-mails, fuja de fofoca, mau agouro e conversa fiada...

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/bem-estar/reportagem/viver-bem/15-segredos-faceis-fim-ao-stress-692674.shtml - Reportagem: Andrezza Duarte - Edição: MdeMulher - Foto: Getty Images

Um comentário: