terça-feira, 1 de janeiro de 2013

As melhores e as piores bebidas para consumir no verão

No verão, o calor acelera a perda de líquidos que devem ser repostos, mas nem todas as bebidas te ajudam nesse processo

Todo mundo sabe da importância de ingerir líquidos em qualquer época do ano, mas durante o verão, as altas temperaturas fazem com que as pessoas fiquem menos tempo em casa, saindo mais para passear, viajar, ir à praia, praticar esportes e várias outras atividades que são típicas do verão. Até aí tudo bem, mas o problema é que o número de atividades aumenta, a transpiração e a perda de líquidos também aumentam, mas a reposição dos líquidos nem sempre cresce na mesma proporção, o que pode causar inchaços, mal estar e a desidratação.

O consumo regular de líquidos é fundamental para o bom funcionamento do corpo e para regular as funções do nosso organismo. Além disso, colabora com o aumento da sensação de saciedade, para oemagrecimento, para a liberação de toxinas e até para melhorar a aparência da pele e dos cabelos.

No entanto, nem tudo o que é líquido faz bem para o corpo e, principalmente no verão, deve-se ficar atenta aos tipos de bebidas que se consume para poder curtir o verão com a saúde em dia. Confira quais são as bebidas mais indicadas para consumir nessa época e de quais você deve abrir mão nesse período.

Água de coco

A água de coco, assim como a água mineral pode ser consumida a vontade tanto no verão, quanto nas demais épocas do ano. Além de ser uma delícia, ela é rica em sais minerais como potássio, sódio e magnésio e ajuda a prevenir inchaços no corpo e retenção de líquidos. Em um copo de água de coco de 250 ml, você encontra cerca de 60 calorias.

Caldo de cana

Também conhecida como garapa, essa bebida é refrescante e rica em potássio, carboidrato e fonte de cálcio e ferro, mas deve ser consumida com moderação, pois em um copo de 200 ml, você encontra aproximadamente 210 calorias.

Chá

Os chás gelados fazem bastante sucesso no verão, pois além de hidratar são pouco calóricos. Um copo de 200 ml de chá de saquinho tem apenas 4 calorias, os prontos têm 100 calorias e na versão light apenas 13, mas fique atenta à quantidade de cafeína, que pode afetar a qualidade do sono e, principalmente nas versões industrializadas, pois estas podem causar irritações no estômago. Para reduzir as calorias, no lugar da açúcar, você pode adoçar o seu chá com canela em pau, cravo, rodelinhas de laranja ou tangerina.

Cerveja

Dias de calor são convidativos para uma cerveja gelada com os amigos, mas a impressão de matar a sede ao tomar uma cerveja é totalmente falsa, pois ao contrário disso, ela estimula a desidratação e é muito calórica. Uma lata de 350 ml possui aproximadamente 147 calorias e dificilmente bebe-se apenas uma. Se você não abre mão da sua cervejinha no verão, o ideal é intercalar um copo de água mineral entre um copo e outro de cerveja para evitar a desidratação.

Isotônico

Os isotônicos hidratam o corpo repondo os carboidratos perdidos, mas são mais indicados para pessoas que praticam atividades físicas intensas. Mesmo sendo rico em vitaminas, eles não são indicados para o consumo diário de pessoas que não praticam atividades regulares, pois em excesso, podem colaborar com o aumento de peso. Uma garrafa de 473 ml possui cerca de 109 calorias.

Suco Natural

Os sucos são uma ótima pedida no verão. Possuem muitas vitaminas e minerais essenciais para o organismo como a vitamina C, o potássio, o cálcio e o magnésio. As calorias variam de fruta para fruta, mas se forem feitos com frutas doces que dispensam a adição de açúcar, você reduz o consumo de calorias.

Suco Industrializado

Os sucos industrializados são ricos em vitaminas e minerais, mas em contrapartida, devem ser consumidos com moderação, pois são muito calóricos. Um copo de 200 ml pode ter de 80 a 140 calorias, dependendo do sabor.
Refrigerante light
Um refrigerante geladinho combina muito com o verão, mas embora tenham menos calorias que os convencionais, esses refrigerantes possuem adoçantes e gás, que colaboram com o aumento do abdomen e dificultam a digestão, por isso consuma com moderação. Uma lata de 350 ml de refrigerante light tem entre 1 e 4 calorias.

Caipirinha

Há quem não consiga passar pela praia sem apreciar uma boa caipirinha, mas sua fórmula possui álcool e açúcar, uma combinação que na praia pode ser interessante, mas na balança não. Você até pode adoçar a sua caipirinha com adoçante, mas a ingestão em grandes quantidades colabora com o aumento de peso.
Lembre-se que quando sentimos sede, este já é um sinal de desidratação, por isso, não espere ela chegar para abastecer o seu corpo. Se tiver crianças e idosos em casa, redobre a atenção e ofereça líquidos com mais frequência. Assim todos ficam hidratados e dispostos a aproveitar o que o verão tem de melhor.

Fonte: http://www.dicasdemulher.com.br/as-melhores-e-as-piores-bebidas-para-consumir-no-verao/ - Por Daniela Azevedo - Foto: Thinkstock

Um comentário: