segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Como emagrecer? Mastigue a comida durante 30 segundos

O conselho de “mastigar bem a comida antes de engolir” já faz parte da sabedoria popular há tempos, mas o que há de ciência por trás dele? Estudo recente mostrou que, além de facilitar a digestão, o hábito pode ajudar a não comer mais do que o necessário – e, assim, perder peso.

Para testar a eficácia da prática, uma dupla de pesquisadoras de psicologia da Universidade de Birmingham (Inglaterra) reuniu 43 voluntários (mulheres, em sua maioria) e lhes deu uma refeição depois de duas horas de jejum. Um terço foi orientado a comer normalmente, outro a esperar 10 segundos entre uma porção e outra e, por fim, os demais voluntários foram orientados a mastigar cada porção por 30 segundos antes de engolir.

Duas horas mais tarde, as pesquisadoras lhes ofereceram doces e pediram que contassem sua satisfação com as refeições. Os dois primeiros grupos (que comeram normalmente ou fizeram pausas de 10 segundos entre as porções) comeram praticamente a mesma quantidade de doces, enquanto o terceiro (que mastigou cada porção por 30 segundos) comeu metade do que os demais comeram.

Nos relatos, ficou claro que o benefício de comer menos doces teve um preço. “Participantes do grupo de mastigação prolongada ficaram menos felizes depois da refeição e apreciaram menos a comida, em comparação com os outros”, relatam as autoras do estudo, em artigo publicado no periódico “Appetite”. “Estes efeitos podem estar relacionados à novidade da mastigação prolongada ou à reduzida palatabilidade da comida”.

De acordo com Catherine Collins, responsável por elaborar dietas no St George’s Hospital (Inglaterra), mastigar bem é um dos princípios da “refeição consciente” (“mindful eating”). “Você intencionalmente pensa na última refeição que fez e em todo o processo de consumi-la. Como resultado, você ‘petisca’ menos porque seu cérebro lhe diz que o corpo não precisa de mais comida”, explica.

Sendo assim, talvez não seja necessário mastigar cada porção durante 30 segundos, mas prestar mais atenção em suas refeições. “A mensagem aqui é que se concentrar no que está comendo ajuda a reduzir seu consumo de alimento mais tarde”.[Daily Mail UK] [Appetite]

Fonte: http://hypescience.com/como-emagrecer-mastigue-a-comida-durante-30-segundos/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29

2 comentários:

  1. não é exatamente "como emagrecer" está mais pra "como comer menos" ._.

    ResponderExcluir
  2. As causas para acumulação de gordura na barriga São muitas, desde alimentos mal ingeridos a um sistema digestivo preguiçoso. O que comemos e a forma como comemos é mesmo muito importante.
    Se mastigarmos mal os alimentos, estes são assimilados com mais dificuldade. Devemos dar maior importância às refeições.

    ResponderExcluir