sexta-feira, 26 de abril de 2013

10 formas de ser mais saudável com alguns minutos por dia


Confira algumas atitudes e exercícios rápidos, mas de bons resultados se feitos diariamente
 
Muitas pessoas reclamam que a falta de tempo faz com que elas não consigam seguir uma rotina de exercícios ou uma alimentação balanceada para serem mais saudáveis. Realmente, a correria e compromissos do dia a dia acabam ocupando boa parte das nossas horas. No entanto, sempre há um jeitinho de tirar alguns momentos para cuidar de si, não é verdade?

Um novo estudo publicado no HealthyDay News descobriu que muitas pessoas estão sacrificando uma atividade saudável em troca de outras. "Se assumirmos, por exemplo, que os adultos têm 45 minutos de tempo livre para dedicar a saúde, talvez a gente precise olhar para isso de forma holística e determinar a melhor maneira de usar esse tempo", disse Rachel Tumin, autora do estudo.

Se temos cerca de 45 minutos a uma hora por dia totalmente livres, que tal aproveitá-los para deixar o corpo mais saudável com pequenas atitudes ou exercícios? O site do The Huffington Post listou 10 formas de fazer isso gastando apenas alguns minutinhos, que podem fazer grande diferença na sua vida. Confira abaixo.

Em um minuto: rir bastante
60 segundos de risadas é tudo o que você precisa para liberar endorfina, substância que reduz o stress e relaxa os músculos. E se você fizer disso uma prática regular, ela ainda traz mais benefícios como melhorar a circulação e até mesmo ter uma vida mais longa.

Em dois minutos: agradecer
Dizer “obrigado” não dói nada e pode fazer muita diferença na sua saúde. Além de ser boa para quem recebe o agradecimento, a gratidão também pode melhorar a sua saúde. Segundo um estudo feito em 1995, esse sentimento pode proteger o coração, fortalecer o sistema imunológico e melhorar o sono.

Em três minutos: preparar um ovo
​Sim, apesar da má fama de antigamente de que eles elevavam o colesterol, uma nova pesquisa desmitificou esse fato, provando que a gema não eleva as taxas e ainda tem uma substância que melhorar o humor, a colina. Além disso, outra pesquisa feita pela Universidade de St. Louis (EUA) revelou que comer ovos no café da manhã pode ajudar na perda de peso. Vale o ovo cozido, mexido ou outras opções que não levem óleo no preparo.

Em quatro minutos: respirar fundo
Respirar profundamente pode acalmar e reduzir o stress. Onde quer que você esteja, pode dedicar alguns minutos para respirar pelo nariz em uma contagem de três, fazer uma breve pausa, depois expirar lentamente. Nessa hora, concentre-se apenas nisso.

Em cinco minutos: fazer um minicircuito
Se você não conseguiu tempo para uma caminhada ou uma aula de spinning, que tal apostar em uma série rápida de exercícios que podem ser feitos em casa mesmo? A sequência é do especialista em fitness triátlon Ben Greenfield, sendo composta por 25 polichinelos, 20 flexões, 15 agachamentos lentos, 10 flexões lentas e controladas e 10 agachamentos com salto. Fácil, não é mesmo?

Em seis minutos: subir escadas
Chegou alguns minutos antes no trabalho? Então, que tal pegar as escadas? Com apenas alguns minutinhos você aproveita esse movimento e ajuda a combater os efeitos de ficar sentada por muito tempo.

Em sete minutos: ler os rótulos
Ler os rótulos das embalagens faz muito bem, pois você evita alimentos com substâncias que são prejudiciais ao seu organismo ou muito calóricas. Analise o teor de gordura, de gordura trans, açúcar, fibras e porções antes de colocar no seu carrinho do supermercado.

Em oito minutos: Agendar uma consulta médica
Por mais ocupada que você seja durante o dia, agendar aquela consulta com o médico não vai fazer você gastar muito tempo. Cuide de sua saúde antes de tudo e não espere acontecer algo com ela.

Em nove minutos: embalar um almoço
No seu trabalho é permitido levar o almoço? Se a resposta for positiva, aproveite essa oportunidade para levar comida de casa mais saudável com menos sódio e gordura. Embale a refeição antes de sair ou até na noite anterior. Dessa forma, você fica longe das tentações dos restaurantes e lanchonetes. Além disso, economiza dinheiro.

Em 10 minutos: tirar um cochilo
Bateu um sono? Se estiver em casa durante o dia, aproveite. Se não, arranje um lugar tranquilo e feche os olhos por um tempo para relaxar. Uma pesquisa mostrou que a soneca pode ajudar a melhorar a memória, a criatividade e a produtividade. Mas o ideal são 10 minutos, pois, mais do que isso, pode deixar você mais lenta.

Um comentário: