segunda-feira, 1 de abril de 2013

6 opções para cultivar o hábito da leitura


Descubra as diversas alternativas ao livro para manter o costume de ler

Nada como um bom livro para relaxar, aprender e, de quebra, manter o cérebro funcionando a todo vapor. O hábito da leitura permite que o ser humano desenvolva uma série de habilidades, melhorando a capacidade de absorção, interpretação e arquivamento de novos conhecimentos. Ou seja, quanto mais se lê, mais se aprende e, quanto mais se aprende, mais se pode ler e continuar aprendendo.

Mas, nos dias de hoje, manter o livro como parte da rotina torna-se cada vez mais difícil. Como a maioria das pessoas trabalha longe de suas casas e muito tempo é gasto para ir e vir, as horas de descanso se tornam mais raras e, quando finalmente temos tempo para a leitura, ele tende a ser ocupado por um cochilo ou pela resolução de um problema qualquer.

Como, então, manter a leitura em dia? Há diversos formatos de texto que podem ajudar nessa tarefa tão importante quanto prazerosa.

Revistas

Mais leves que os livros, as revistas podem ser facilmente transportadas para onde você for. Sejam de atualidades, esportes, celebridades ou conteúdo técnico e científico, o importante é treinar o cérebro e, sendo assim, elas são boas alternativas para não deixar a leitura de lado.

E-books

Embora não substituam por completo a delícia de folhear um livro de verdade, os e-books – ou livros eletrônicos – são uma boa opção para quem considera o papel impresso pouco prático ou só tem tempo nos intervalos das tarefas diárias. Eles podem ser comprados ou baixados pela internet e ficam disponíveis através de computadores, notebooks, tablets e até celulares.

Quadrinhos

Ao contrário do que se possa pensar, as histórias em quadrinhos não são apenas destinadas às crianças. Muitas possuem um conteúdo voltado ao público adulto. Além de divertidas, também podem ser transportadas com facilidade. Há publicações em qualquer banca de jornal, além da possibilidade de encontrá-las também na internet, em páginas dedicadas a manter essa tradição.

Sites de notícias

Para quem não abre mão de se manter informado a respeito do que acontece no mundo, os sites de notícias são os mais indicados. Seu conteúdo normalmente é exposto de forma simples e direta, facilitando a compreensão e a localização dos assuntos de interesse do leitor.

Jornal impresso

Pai dos sites de notícias, o jornal impresso pode ser adquirido nas bancas, por meio de uma assinatura mensal ou mesmo diretamente com os vendedores ambulantes. Essa forma de informação costuma ser bastante completa, abrangendo todos os tipos de notícia e, até mesmo, trazendo colunas com conteúdo mais literário, como crônicas e contos.

Blogs

A principal contribuição da internet para quem aprecia uma boa leitura são os blogs pessoais. Estes já revelaram diversos novos escritores e são bastante dinâmicos, permitindo uma interação entre o autor e o público que só tem a acrescentar ao conteúdo disponibilizado. Basta encontrar aqueles espaços com os quais você mais se identifica e passar a acompanhar sua atualização.

Embora todas essas maneiras sejam bastante práticas e contribuam fortemente para a manutenção do hábito da leitura, os livros ainda são o “suporte” preferido da maioria dos aficionados por literatura. Se você não cultiva esse hábito, experimente começar: a melhoria nas suas habilidades de leitura, escrita e mesmo fala serão facilmente percebidas e, sem dúvida, em pouco tempo você não conseguirá mais deixar de ler por um só dia.

Fonte: http://www.dicasdemulher.com.br/6-opcoes-para-cultivar-o-habito-da-leitura/ - Por Carolina Werneck - Foto: Thinkstock

Um comentário:

  1. EU ACREDITO NO POTENCIAL QUE A LEITURA PROPORCIONA AOS LEITORES.APROVEITO ALGUMAS HORAS DO DIA PARA RELAXAR COM VARIADAS REVISTAS E LIVROS FASCINANTES, PRINCIPALMENTE OS DE JORGE AMADO, ADORO DISCORRER PELAS PALAVRAS INSTIGADORA AO CONHECIMENTO CULTURAL BRASILEIRO.

    ResponderExcluir