terça-feira, 13 de agosto de 2013

7 dicas para evitar o desperdício de alimentos

A nutricionista Dagmarcia Neuza David Tumeo dá algumas dicas para aproveitar ao máximo o consumo dos alimentos.

Água do cozimento de vegetais: concentra vitaminas hidrossolúveis. Aproveite-a para agregar valor nutricional ao arroz e ao macarrão.

Casca de laranja: tem 40 vezes mais cálcio do que a polpa. Pode ser adicionada a chás ou caramelizada, para ser servida com café.

Casca de tangerina e maracujá: contém fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino. Pode dar origem a deliciosas geleias.

Folha de cenoura: rica em vitamina A, importante para saúde dos olhos, pele e cabelos. Pode ser usada para fazer bolinhos ou para substituir a salsinha.

Sementes de abóbora: ricas em vitamina E, ferro, magnésio, potássio e zinco, além de serem excelentes fontes de ácidos graxos e ômega-3. Use-as para incrementar a salada, passando-as em uma frigideira quente e seca por 5 minutos.

Talo de agrião: contém muita vitamina C, importante para aumentar a imunidade do organismo. Pode ser usado em sucos ou para fazer molho pesto.

Talos de couve, beterraba, brócolis e salsa: ricos em vitamina C, podem ser aproveitados em recheios de tortas, patês, saladas ou escondidinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário