quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Saiba quando você passou do limite na academia

Excesso de exercícios prejudica a saúde e também os resultados para o seu corpo

Para começar a prática de qualquer atividade física é importante consultar um médico, para saber se você está apta para o exercício. Mas este não é o único cuidado necessário para que os resultados para o corpo sejam positivos. Mesmo quando a sua saúde está em perfeitas condições, é preciso tomar cuidado para não prejudicá-la com exercícios errados ou pior: excesso de atividade de física. Além disso, é preciso evitar lesões e garantir que os resultados sejam positivos. Por isso tudo, acompanhamento médico e também de um educador físico são essenciais, e também é preciso ficar alerta aos sinais de que algo não está bem.

Será que exagerei nos exercícios?

O nosso corpo emite sinais quando algo prejudicial está acontecendo, e com o excesso de exercícios físicos não é diferente. Neste caso, os sinais vêm em forma de cansaço e dores. Segundo o fisiologista e personal trainer, Paulo Gelatti, da clínica Good Vibe, dores de cabeça e desânimo são sintomas de sobrecarga de atividade física. A sobrecarga também pode estar acontecendo “quando [você] não conseguir executar uma repetição completa com qualidade no exercício e quando não tiver vontade de ir à academia, ficar muito cansado durante o dia”, relata o especialista.

Por que não consigo bons resultados na academia?

O motivo pode ser mais simples do que você imagina: o seu corpo está cansado demais. É comum para quem pratica exercícios físicos de maneira continuada que, em determinado momento, a pessoa chegue a um “efeito platô”,que é quando os resultados estabilizam. Por isso, é sempre necessário que haja uma supercompensação, uma mudança na rotina de exercícios, um aumento na carga, por exemplo. Mas nem sempre isso é possível. Quando você está acostumada a fazer exercícios além do seu limite, alcançar a supercompensação se torna quase impossível e até prejudicial. Se você chegar neste ponto – o que é mais comum em atletas de elite – você pode começar a acumular gordura na região da cintura, pois seus hormônios poderão estar desregulados. Além disso, a curto prazo, o excesso de atividade física prejudica as articulações, pode levar a lesões (rompimento de tendões e ligamentos, por exemplo) e até, a longo prazo, causar envelhecimento precoce, segundo Gelatti.

Garanta um treino de qualidade!

Fique atenta as dicas do fisiologista Paulo Gelatti para garantir uma prática de exercícios saudáveis e resultados cada vez melhores:
• Sempre escute seu corpo: observe se você está muito cansada ou se alguma coisa está errada.
• Opte pela qualidade no exercício e nunca quantidade: fazer exercício físico não quer dizer pegar muito peso. Pegar peso de maneira exagerada pode causar hipertrofia dos músculos. 
• Cuide da alimentação: lembre-se de tomar muita água e sais minerais para estar sempre saudável. Uma alimentação saudável também pode ajudar a melhorar os resultados na academia.

Consultoria: Fisiologista e Personal Trainer Dr. Paulo Gelatti da clínica Good Vibe – www.goodvibejardins.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário