sábado, 7 de dezembro de 2013

5 exercícios para aumentar sua força mental

Regular suas emoções, controlar seus pensamentos, e comportar-se de forma positiva apesar das circunstâncias, ou, em resumo, ter força mental: quem não gostaria?

Desenvolver a força mental é ter coragem de viver de acordo com seus valores, e ter força de vontade suficiente para criar sua própria definição de sucesso. Para isto, tem que ter compromisso e trabalhar duro, criar hábitos saudáveis e escolher dedicar tempo e energia para seu autoaperfeiçoamento.

É fácil se sentir mentalmente forte quando a vida parece simples, mas é no meio da tragédia que a verdadeira força mental aparece. Desenvolver habilidades que aumentem a força mental é a melhor forma de se preparar para os obstáculos inevitáveis de viver.

Para começar, existem cinco exercícios que você pode fazer, que vão lhe ajudar a fortalecer sua mente:

1. Avalie suas crenças fundamentais
As crenças que temos sobre nós mesmos, nossa vida e o mundo influenciam a maneira como interagimos com ele. Quem acredita que nunca terá sucesso na vida pode se apresentar mais despreparado em entrevistas de empregos e não se sair bem, tornando a crença em uma profecia que se autorrealiza.
Identifique e analise suas crenças fundamentais, procure por aquelas que são preto-ou-branco, e encontre exceções à regra. Muito poucas coisas são “sempre” ou “nunca” verdadeiras. Mudar estas crenças exige trabalho e vontade, mas mudando-as também pode-se mudar todo o curso da sua vida.

2. Gaste sua energia mental de forma sábia
Você pode gastar rapidamente sua energia mental ruminando coisas sobre as quais você não tem controle algum. Em vez de se preocupar com algo além do seu controle, foque-se em coisas nas quais você pode agir.
Dedique-se a tarefas mentais produtivas, como resolver problemas ou estabelecer objetivos. Quando pensamentos não produtivos começarem a aparecer, faça um esforço consciente para mudar para tópicos mais produtivos. Quanto mais você praticar isto, mais rápido se tornará um hábito.

3. Substitua pensamentos negativos por pensamentos produtivos
A maioria de nós não gasta muito tempo pensando sobre os nossos próprios pensamentos, mas se tornar consciente da sua abordagem (e desejar que ela seja positiva) nos ajuda a ser mais resiliente. Pensamentos como “eu nunca vou conseguir fazer nada certo” são os que devem ser cortados antes que comecem a controlar nossa vida.
Identifique os pensamentos negativos e os substitua por pensamentos mais produtivos — não precisam ser pensamentos extremamente positivos, mas devem ser realistas, como em “eu tenho algumas fraquezas, mas tenho também muita força”. Para mudar os pensamentos, é preciso monitorá-los constantemente.

4. Pratique a tolerância ao desconforto
Ter força mental não significa não ter emoções, mas se tornar consciente delas e escolher a melhor forma de responder a elas. É aceitar os sentimentos sem ser controlado por eles. E é também saber quando é mais sensato agir contrário às emoções.
Por exemplo, se a ansiedade está lhe impedindo de experimentar novas coisas ou aceitar novas oportunidades, talvez seja a hora de sair da zona de conforto e continuar se desafiando. Tolerar emoções desconfortáveis exige prática, mas se torna mais fácil à medida que a confiança aumenta.
Tente se comportar como a pessoa que você gostaria de se tornar. Em vez de dizer “eu gostaria de ser mais extrovertido”, escolha se comportar de forma mais extrovertida, mesmo que você a princípio não goste. Tolerar algum desconforto vai trazer mais vitórias, e vai ajudar a tornar sua visão uma realidade, um passo de cada vez.

5. Reflita diariamente sobre o seu progresso
Hoje em dia as pessoas se distraem e se alienam muito, mas para desenvolver força mental é preciso refletir sobre o próprio progresso, e o melhor para isto é separar um momento no fim do dia para se perguntar o que foi aprendido sobre seus pensamentos, emoções e comportamento, e considerar o que deve ser aperfeiçoado ou conquistado no dia seguinte.
O desenvolvimento de força mental é um trabalho contínuo, e sempre existe espaço para aperfeiçoamento, embora alguns dias pareçam mais difícil que em outros. Refletir sobre o progresso que já houve pode reforçar sua capacidade de conquistar o sucesso que você definiu para si, ao mesmo tempo em que vive de acordo com seus próprios valores. [Forbes]

Nenhum comentário:

Postar um comentário