quarta-feira, 2 de abril de 2014

Cuidados na hora de consumir refrigerantes

Veja quais são os perigos ao consumir refrigerantes em excesso

Hoje eu vou falar sobre o perigo do corante caramelo adicionado a muitos refrigerantes e alguns alimentos. Há alguma preocupação com alguns tipos desses corantes artificiais que podem conter uma substância química chamada 4-metilimidazole (4-MEI). Ela é criada quando alguns tipos de cores de caramelo artificial são produzidos, e também quando alguns alimentos são preparados – como, por exemplo, quando o café é torrado. Em 2007, um estudo do governo americano, mostrou que a 4-MEI causou câncer em ratos. 

E em 2011 foi classificado como um “possível carcinógeno humano” por uma divisão da Organização Mundial da Saúde (OMS). Porém, o próprio governo se manifestou declarando que não há perigo de curto prazo no seu consumo. Esse produto é encontrado especialmente em refrigerantes marrons (colas). Não se sabe ainda se consumir pequena quantidade de 4-MEI durante um longo período de tempo impactará a saúde das crianças. Mas a Academia Americana de Pediatria aconselha aos pais e a seus filhos a darem preferência ao consumo de bebidas como água, leite e suco de frutas.

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/colunas/cuidados-na-hora-de-consumir-refrigerantes/2202/ - Texto: José Luíz Setúbal / Foto: Shutterstock/ Adaptação: Letícia Maciel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário