sexta-feira, 4 de abril de 2014

Dez hábitos para viver mais tempo

O fator mais importante para determinar sua expectativa de vida futura está nos hábitos que você cultiva no presente. A guerra contra o envelhecimento é composta de pequenas batalhas que enfrentamos todos os dias em nossa vida. Doenças crônicas, como câncer e diabetes, por exemplo, são algumas das principais causas de morte prematura. Para combatê-las, é preciso desde já transformar os maus hábitos em atitudes proativas e saudáveis. Dessa forma, é possível ter um estilo de vida com qualidade, ou seja, viver bem depende de você. Confira agora nossas dicas para viver muito mais e melhor.

Frutas, legumes e verduras
A primeira mudança de hábito começa pela boca. Se você não come diariamente legumes, frutas e vegetais, alguma coisa está faltando no seu cardápio. Pessoas que consomem grande variedade desses alimentos têm menores taxas de doenças crônicas. Além disso, eles ajudam a manter um peso cor­po­ral saudável e a viver por mais tempo. Lembre-se: quanto mais colorido for o seu prato, melhor. As diver­sas cores das fru­tas e veg­e­tais rep­re­sen­tam difer­entes nutri­entes e antiox­i­dantes. As anto­cian­i­nas, por exem­plo, ajudam a com­bater o cresci­mento de célu­las can­cerígenas. Essa substância está presente em frutas, como morango, uva e açaí. Uma dica para inserir esse hábito na sua rotina é comprar, pelo menos, uma nova fruta, legume ou verdura toda vez que você fizer compras no mercado. Sua saúde (e seu paladar) agradece.

Durma bem
Dormir é uma das mais importantes funções que o nosso corpo usa para regular e curar nossas células. É o período em que o organismo repõe as energias gastas durante o dia, preparando nosso corpo para o dia seguinte. Então, uma boa noite de sono é fundamental para ter mais disposição para cumprir nossa rotina diária. Ainda assim, dormir bem é algo que varia de pessoa para pessoa, pois algumas podem precisar de muitas horas e outras nem tanto. Em geral, é recomendável dormir, pelo menos, seis horas por dia. Em vez de dormir menos para ganhar mais horas de atividades por dia, durma mais para acrescentar anos à sua vida.

Beba mais chá
Manter o hábito de beber chás é uma atitude que vai proporcionar momentos relaxantes para você e para o seu organismo. A bebida possui nutrientes essenciais que contribuem para o bom funcionamento do nosso corpo. Entre as suas variedades, a infusão mais saudável é o chá verde, que tem como princípio ativo os polifenóis, substâncias responsáveis por diminuir os níveis de colesterol. Além disso, o chá verde contribui para a saúde bucal e tem efeito antioxidante, diminuindo a produção de radicais livres, substâncias responsáveis pelo envelhecimento. Quente, morno ou gelado, não importa. Uma xícara de chá verde por dia, ao menos, fará uma diferença tremenda na saúde do seu presente e do seu futuro. Cuidado com os excessos: tomar muito chá pode irritar o estômago e afetar o sistema nervoso central, produzindo efeitos colaterais como a insônia e a irritabilidade.

Escove bem os dentes
Escovar os dentes é um hábito que contribui para sua longevidade como ser humano. Dentes limpos afastam bactérias que causam a peri­odon­tite e cáries, que em casos mais graves, ultrapassam os limites dos dentes e das gengivas atingindo nossa corrente sanguínea. Uma vez espalhadas no organismo, elas causam uma série de inflamações e aumentam o risco de doenças cardiovasculares. O hábito de usar fio dental, pelo menos uma vez por dia, é outra medida fundamental para viver mais e melhor, pois ele alcança lugares onde a escova não chega. Por isso, é um aliado para remover as bactérias nocivas ao ser humano.

Pratique exercícios físicos
A inativi­dade e a perda de massa mus­cu­lar acel­era o processo de envelhecimento. Um estilo de vida mais ativo faz com que as mudanças causadas pela idade sejam combatidas. Estima-se que, ao menos, 15 minutos de exercício diário com intensidade moderada podem nos acrescentar até três anos de vida. A verdade é que a prática de exercícios físicos é a principal aliada contra doenças crônicas, especialmente as cardiovasculares. Corrida, cam­in­hada e natação são ape­nas alguns dos exercícios que devem virar hábito diário se você deseja uma vida melhor e saudável.

Mantenha relações sociais
Relações sociais saudáveis são excelentes aliados na busca pela longevidade. Manter as amizades, por exemplo, é um hábito que nos ajuda a enfrentar os momentos difíceis com leveza e alegria. Faça questão de se encontrar com os amigos, compartilhar experiências e dividir dores, temores e angústias. Ninguém faz sucesso sozinho. Manter pessoas boas e confiáveis sempre ao redor é um hábito que vai levar você à estabilidade emocional e, consequentemente, a uma melhor qualidade de vida. Amigos ajudam a combater sentimentos negativos que podem vir com o avanço da idade, como a depressão.

Consuma alimentos integrais
Alimentos compostos por grãos e cereais são aliados fundamentais na busca por uma vida mais saudável, pois eles não passaram por nenhum processo de refinação. Por isso, conservam todos seus componentes originais, incluindo cascas e películas protetoras. Aí, está sua principal vantagem: concentram vitaminas e minerais. Além disso, esses alimentos possuem fibras solúveis capazes de serem digeridas e também ajudam a reduzir o colesterol e a glicose sanguínea. Alimentos, como o mamão e a aveia, contribuem para o bom funcionamento do intestino. Em compensação, evite carboidratos brancos e pobres em nutrientes, como alguns tipos de pães, farinha, arroz branco e açúcar. E invista mais em frutas, vegetais, cereais e pães integrais.

Ômega-3
Os ácidos ômega-3 são uma verdadeira fonte da juven­tude para todos. Diversos estudos comprovaram que indivíduos com índices mais elevados da substância no sangue possuem menores taxas de doenças do coração. O ômega-3 também contribui para diminuir consideravelmente as taxas de envelhecimento cromossômico. Como não é produzida pelo organismo, essa gordura natural precisa ser ingerida através da alimentação. Portanto, vale a pena inserir em seu cardápio alimentos, como salmão, atum, lin­guado, cav­ala e sardinha. Todos eles apresentam altas taxas de ômega-3. Outras fontes são: chia, linhaça (óleo, semente e farinha), vegetais verde escuros (couve, espinafre e rúcula), castanha do Brasil e nozes.

Não guarde rancor
Uma das principais dicas para viver mais, melhor e em paz é evitar, a todo o custo, guardar sentimentos negativos, como o rancor. Quando você está estressado ou nervoso, os níveis de cortisol aumentam no sangue. Isso causa danos ao seu coração, metabolismo e sistema imunológico. Além disso, taxas altas desse hormônio são associadas a doenças, como depressão. Portanto, tenha o hábito de, na medida do possível, resolver os problemas assim que eles apareçam. Outra alternativa é não deixar pequenos problemas crescerem como uma bola de neve. Dessa forma, com menos sentimentos negativos no organismo, você conseguirá viver de forma mais saudável e tranquila.

Pare de fumar
Se você ainda fuma, é hora de repensar suas atitudes. Cigarro e vida longa são elementos completamente opostos. Dependendo da quantidade de cigarros que você fuma por dia e da capacidade de seu pulmão, o hábito de fumar pode tirar até dez anos de vida. Pior ainda: o fumante também causa danos às pessoas que estão a sua volta, que são os fumantes passivos ao inalar a fumaça do cigarro. A nicotina atrapalha a irrigação sanguínea, prejudica a oxigenação das células cutâneas e desidrata a pele. Além disso, os fumantes correm 70% mais risco de sofrer um infarto em comparação com quem não fuma. É hora de apagar o cigarro para sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário