terça-feira, 8 de abril de 2014

Exercícios físicos para dizer adeus à cólica menstrual

Elevação pélvica é um dos exercícios que ajuda a combater a dor feminina
  
Causada pela produção de prostaglandina, um hormônio responsável pela contração do útero no período menstrual, a cólica pode ter diversas intensidade. Independente do nível da dor, a cólica menstrual é incômoda e atrapalha a rotina feminina.

Para combater a dor, que pode ser mensal, o professor Adriano de Oliveira Silva, da Smart Fit de São Paulo, propõe exercícios físicos simples que podem ser feitos diariamente para combater o problema.

“Com essas atividades físicas o corpo irá produzir substâncias que aliviam a dor e proporcionam sensação de bem-estar. Contudo, é importante ressaltar que não é indicado treinar com esse tipo de desconforto na mesma intensidade dos dias normais”, explica a professor.

Treino contra cólica 
Segundo Silva, mulheres que sofrem com cólicas frequentes precisam evitar exercícios físicos com movimentos bruscos e carga de peso alta. “Os exercícios devem ser feitos em séries de 12 a 15 repetições com 30 segundos a 1 minuto de intervalo entre cada uma e velocidade de execução na proporção de dois segundos para ir e dois para voltar”, define.

Leg Press 
O professor indica três séries de Leg Press, aparelho no qual a pessoa se sente e usa as pernas para empurrar a carga, ou agachamento dumbbell. 

Elevação pélvica 
De acordo com Silva, duas séries de elevação pélvica também ajudam a combater a cólica. Para fazer o exercício, basta deitar de costas com as pernas afastadas, os joelhos flexionados e os braços ao lado do corpo. Com os músculos do abdômen, coxas e glúteos contraídos, eleve o bumbum até formar uma linha reta com os joelhos.

Abdominal na bola 
Sente na bola e desloque os quadris para frente até apoiar a região lombar nela. Flexione o tronco tentando levá-lo em direção às coxas. Contudo, só vá até a posição em que a lombar permanece em contato com a bola. Depois volta à posição inicial e leve os ombros um pouco para trás. Para ajudar, concentre-se na respiração soltando o ar ao subir e inspirando ao descer. Faça duas séries desse exercício.

Remada baixa fechada 
“Duas séries do exercício remada baixa fechada também ajudam a combater a cólica”, afirma Silva. A atividade precisa ser feita na academia em um aparelho específico que possui pregadores ligados a pesos. Para fazer o exercício, segure os pregares com os braços estendidos à frente do corpo e puxe-os em direção ao peito. É importante manter a coluna vertebral reta. Retome o objeto na posição inicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário