segunda-feira, 26 de maio de 2014

4 cuidados com a saúde que toda mulher deve ter


Alguns aspectos da saúde feminina merecem a nossa atenção. Saiba quais são os 4 itens que toda mulher deve saber – e cuidar!

O corpo feminino necessita de atenção e cuidados especiais. O ginecologista e obstetra Domingos Mantelli lista 4 cuidados importantes com a saúde da mulher:

1. Dor na hora do sexo é tratável

Sentir dor durante as relações sexuais não é normal, apesar de ser muito comum entre as mulheres. Ao contrário do que muitos pensam, esse fato não tem a ver com a libido fraca. A mulher pode, sim, sentir desejo pelo parceiro, e ainda assim sentir dores. Muitas vezes, isso se deve a fatores físicos, que têm cura e podem, até, ser bem simples. O ideal, é procurar um ginecologista para conversar sobre o problema.

2. Visite o ginecologista uma vez por ano, no mínimo

Alguns exames e cuidados devem passar a fazer parte da rotina da mulher, principalmente após o início da vida sexual. O papanicolau, por exemplo, é um dos exames que deve ser realizado anualmente. Não esqueça de fazer uma visita ao ginecologista, pelo menos, uma vez por ano, e realize todos os exames que forem solicitados.

3. Atente-se à sua menstruação

O seu corpo dá sinais! Muitas vezes, sentir fortes dores e cólicas menstruais incontroláveis podem ser sinais de outras coisas que requerem cuidado e atenção, como a endometriose. Fique atenta e procure um especialista!

4. Faça o autoexame

Durante o banho, não deixe de se tocar e fazer o autoexame. Fique atenta, e a qualquer sinal de nódulo, procure um médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário