quarta-feira, 11 de junho de 2014

Profissional do futuro: conheça as carreiras mais promissoras até 2020

Listamos as carreiras mais promissoras até 2020. Veja em qual delas seus talentos se encaixam e seja disputadíssima no mercado

Gestor de Qualidade de Vida

O que faz: Cria ações para ajudar os funcionários a manter a vida profissional e pessoal em equilíbrio.
Como chegar lá: Formação em recursos humanos ou psicologia. Ou especialização em gestão de pessoas.
Pré-requisitos: Conhecer bem a empresa para que as soluções façam sentido ali.
Não é para você se não gosta de... lidar com os problemas dos outros.
É a minha profissão
"Tenho uma relação próxima com os funcionários. Assim eles me trazem suas solicitações e eu também consigo me antecipar às expectativas deles. Na minha empresa, já criamos visita de nutricionista, distribuição de lanches e escolta até o carro."
Eliana Molina, vice-presidente de RH para a América do Sul e Central da Herbalife. 

Gerente de inovação

O que faz: Você já deve ter notado: o mundo anda obcecado por inovações. Um gerente dedicado a elas não chega a ser um oráculo - embora um novo Steve Jobs seja bem-vindo -, mas precisa filtrar as ideias da equipe e dirigir todos para o rumo (ou produto) que atenda às novas demandas.
Como chegar lá: Formação em alguma área técnica, como engenharia ou tecnologia da informação, com curso em comunicação e gestão de pessoas. Ou se graduar em administração e fazer uma pós em gestão de projetos.
Pré-requisitos: Ter boa capacidade de adaptação (já que as mudanças acontecem em velocidade acelerada), ser criativa, saber lidar com pessoas e se comunicar bem.
Não é para você se não gosta de... mudanças. Se o seu ideal de vida inclui uma rotina com horários e funções fixos, desista.
É a minha profissão
"Estou sempre pesquisando tecnologias e novidades. Tenho que me manter atualizada."
Fabiana Loli, coordenadora de pesquisa e desenvolvimento da Nazca Cosméticos. 

Gerente de ecorrelações

O que faz: Cada vez mais as empresas têm se preocupado com a natureza e o meio ambiente. Se você escolher essa profissão, será responsável por negociar projetos ambientais (como reflorestamento, tratamento da água, reciclagem) com ONGs ou o governo.
Como chegar lá: Você pode ser graduada em engenharia ambiental e complementar a formação com uma pós-graduação em legislação ambiental ou comunicação social. Pode também ter o diploma de comunicação e uma especialização em gestão ambiental.
Pré-requisitos: Ter conhecimentos de ecologia e boa capacidade de comunicação, já que, nessa função, além de pensar estratégias para o crescimento da empresa de uma maneira sustentável, você será a porta-voz desse tema. Também exige conhecimento profundo dos objetivos da empresa, capacidade de trabalhar em equipe e, sim, paciência para lidar com burocracias.
Não é para você se não gosta de... falar em público. Afinal, essa função te obriga a participar de muitas reuniões para discutir estratégias e apresentar projetos, principalmente às pessoas que ocupam altos cargos na empresa.
É a minha profissão
"Não existe uma rotina a seguir. Cada dia temos algo diferente para fazer: em um, fico no escritório; em outro, visito ONGs parceiras ou faço reuniões com políticos ou empresários. Ou ainda posso ter de fazer tudo isso em um mesmo dia." Simone Veltri, gerente de relações socioambientais da Ambev. 

Coordenador de desenvolvimento de educação

O que faz: Você será responsável por promover a atualização e qualificação dos funcionários - indicando leituras, viagens, cursos de especialização...
Como chegar lá: Formação em psicologia ou pedagogia com pós-graduação em gestão de pessoas são os caminhos mais indicados.
Pré-requisitos: Estar antenada com o mundo acadêmico e cultural para recomendar o que há de mais atual e interessante. Quanto mais bem estudada a indicação, menos tempo e dinheiro da empresa serão gastos à toa.
Não é para você se não gosta de... dar conselhos, que é a função principal.
É a minha profissão
"Leio jornais, revistas semanais e especializadas em educação. Também acompanho as notícias pela internet e sigo perfis específicos nas redes sociais para ficar antenada com os novos cursos e tendências e tentar incorporá-las. Com tudo isso, até em uma conversa informal você é capaz de identificar o que o funcionário precisa ou deseja investir em sua carreira." Renata Bove, diretora de marketing da Abramundo. 

Gestor de Big Data

O que faz: A cada dia, as empresas valorizam mais o armazenamento de dados, que pode ajudá-las a entender melhor seus clientes e o mercado e traçar estratégias. O gestor de big data é quem decodifica essas informações e pensa na melhor forma de usá-las. Por exemplo, pode descobrir preferências do consumidor para a empresa montar pacotes de ofertas.
Como chegar lá: O mais comum é que esse profissional venha da área de tecnologia (TI em geral, analistas de negócios, arquitetos de big data...). Algumas universidades já estão oferecendo cursos e MBA nesse setor.
Pré-requisitos: Gostar de tecnologia e ter bom raciocínio lógico. De nada adianta a sua habilidade técnica de identificar todos aqueles números se não souber o que fazer com eles depois.
Não é para você se não gosta de... matemática.
É a minha profissão
"Passo o dia em frente ao computador analisando números. Boa parte do tempo trabalho sozinha, mas os melhores resultados surgem quando você compartilha as informações com a equipe." Ingrid Imanishi, consultora de soluções avançadas da Nice Systems. 

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/carreira-dinheiro/fotos/carreira/profissional-futuro-conheca-carreiras-mais-promissoras-2020-785515.shtml - Por Rafaela Polo - Foto: Tetra Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário