sexta-feira, 18 de julho de 2014

18 dicas para queimar gordura comendo

O segredo para fugir das gorduras e pneuzinhos é ingerir alimentos de baixo índice glicêmico, beber muita água e sucos e se exercitar

1. Escolha alimentos integrais, ricos em fibra: pão integral ao invés de pão branco, arroz integral e cereal integral.

2. Se precisar beliscar alguma coisa, dê preferência para alimentos de baixo IG, como maçãs, damascos secos, cerejas, quatro ou cinco nozes, uma cenoura etc.

3. Evite alimentos industrializados. Invista em comidas caseiras, com ingredientes de baixo IG.

4. Beba bastante água durante o dia, assim você evita ficar desidratado. Muita gente confunde fome com sede. Antes de comer, invista num copo d’água.

5. Se tiver vontade de comer algo doce, beba limonada e suco de laranja durante.  Acrescente uma colher de mel ao suco e depois guarde-o na geladeira. A limonada caseira o ajudará a evitar bebidas doces, que aumentam os níveis de glicose no organismo.

6. Coma alimentos ricos em ácidos graxos e ômega 3. Ácidos graxos poli-insaturados são as gorduras do bem que ajudam a perder peso apesar do seu alto valor calórico. Já o ômega 3 está presente nas nozes e em peixes como o arenque, a sardinha e o atum. Não deixe de comer algum desses alimentos no seu dia a dia.

7. Cozinhe e tempere com um colherzinha de azeite de oliva extra-virgem. Fonte de gorduras do bem, não só ajuda a manter o peso, quando consumido com moderação, mas ajuda na saúde cardiovascular e a manter-se saudável.

8. Evite misturar alimentos de IG alto com alimentos gordurosos. Eles fazem os  níveis de glicose no sangue subirem rápido, levando o corpo a liberar insulina e as moléculas de gordura passam imediatamente às células sem serem queimadas. Ou seja, a gordura vira o terrível “pneuzinho”. Fuja de comidas embutidas, batatas fritas, bolos, bolachas com manteiga, massas com molhos gordurosos, sanduíches com queijos embutidos, molhos com carne e batatas fritas etc.

9. Se for comer algo com IG alto, combine com alimentos pouco gordurosos, como batatas assadas com queijo fresco, com carne grelhada, espaguete com verdura, arroz integral com peixe.

10. Escolha alimentos ricos em proteínas e pouca gordura. As proteínas ajudam a formar músculos e a aumentar o metabolismo, além de evitar mudanças de humor e depressão, que costumam acompanhar quem que aparecem faz regimes hipocalóricos. Escolha alimentos com proteína de alta qualidade, como ovos cozidos, peixe grelhado, carnes magras e frango grelhado, iogurtes naturais, queijos frescos etc.

11. Adoce as sobremesas com canela e um pouco de mel. A canela também evita o aumento brusco da glicose no sangue, que acontece depois que se come doces ou alimentos com IG alto. Acrescente canela às frutas assadas, aos iogurtes ou ao requeijão. Ela ajuda a dar um toque de sabor aos alimentos e tira a vontade de comer doce.

12. Consuma laticínios. Eles têm um índice glicêmico baixo e possuem cálcio, que ajuda a emagrecer. Contêm também os aminoácidos arginina e lisina,  essenciais para a formação dos hormônios de crescimento durante a noite, que ajudam a construir  novos tecidos, como o músculo, e a extrair a eliminar a gordura do tecido adiposo.

13. Consuma alimentos ricos em carnitina. A carnitina ajuda a queimar gordura durante o exercício. Não há necessidade de tomar suplementos. A carnitina é sintetizada no organismo a partir da lisina e da metionina, aminoácidos que estão presentes nas carnes, aves, ovos e lácteos.

14. Coma frutas e verduras ricas em vitamica C. O nutriente ajuda a queimar gorduras e tem propriedade anti-inflamatórias  que também auxiliam a eliminar líquidos.

15. Queime gordura com iodo. A glândula tireóide precisa de iodo para funcionar corretamente e produzir hormônios “papa-gordura”. O iodo é encontrado no sal iodado, peixes de água salgada e mariscos, cogumelos, espinafre e na cenoura.

16. Se não consegue fugir da tentação da sobremesa, tente comer frutas frescas com IG baixo, como abacate, cereja, ameixa, morango, maçã, pêssego, damasco, pera, abacaxi, banana, grapefruit e uva.

17.  Se for comer fora, escolha pratos com baixo IG, como alface, legumes, verduras e legumes sem molho. Carpaccio de carne, cogumelos grelhados, massas com legumes ou frutos do mar, peixe ou carne grelhada ou assada, sempre sem molho, mexilhões ao vapor, gaspacho e sorbet sem álcool.

18. Alimentos “papa-gordura” não funcionam sozinhos: para queimar a gordura é preciso movimentar-se, portanto, é fundamental fazer pelo menos 30 minutos de exercício e variar as atividades. Procure levantar mais cedo para começar o dia fazendo uma atividade física. No começo é difícil, mas depois de alguns dias verá que começou a perder peso com mais facilidade e que o seu apetite está mais controlado.

Fonte: http://www.sportlife.com.br/nutricao/queime-gordura-comendo-3 - Foto: Thinkstock e Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário