sexta-feira, 11 de julho de 2014

Descubra os benefícios das artes marcais

Na prevenção e no tratamento de vários problemas de saúde, essas práticas têm se mostrado úteis. Conhecer mais sobre elas pode ajudá-lo a adotar a modalidade que lhe trará alívio para incômodos sintomas, melhorando sua qualidade de vida

As artes marciais vivem seu auge na vida dos brasileiros. A razão para isso não se limita apenas à busca da boa forma física. Na verdade, elas podem atuar na prevenção e até ser coadjuvantes no tratamento de várias patologias. Não importa o tipo de luta escolhida, pois cada uma delas possui suas características e apresentam uma lista de benefícios para a sua saúde. O médico Páblius Braga, coordenador do Centro de Medicina do Exercício e do Esporte do Hospital 9 de Julho (SP) diz que elas “oferecem disciplina aos movimentos, melhoram o condicionamento aeróbio, evitando doenças como o diabetes e a hipertensão arterial". 

E acrescenta que essas práticas também fazem com que se evite o desgaste das articulações (osteoartrite). Braga afirma ainda que as artes marciais podem ser indicadas como agente de melhora do estilo de vida, porque naturalmente leva à perda de peso e à diminuição do percentual de gordura corporal. “Isso auxilia na luta contra a hipertensão arterial, o diabetes, problemas de colesterol e doenças cardíacas”, fala o médico.

POR QUE PRATICAR?

O grande diferencial das lutas do oriente em relação aos esportes tradicionais é que a modalidade exige muita disciplina para a execução de golpes e precisão extrema. “A repetição deste tipo de treinamento pode levar à melhora de condicionamento físico e uma maior adesão ao esporte, que se prolonga no tempo, chegando até à idade madura. Em esportes como o futebol, o basquete ou o vôlei, dadas as suas peculiaridades, a idade pode limitar suas práticas”, explica Braga.

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/bem-estar/descubra-os-beneficios-das-artes-marciais/2720/ - Texto: Letícia Ronche/ Foto: Shutterstock/ Adaptação: Letícia Maciel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário