quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Alimentos que ajudam a combater doenças

Cada doença uma lista de compras. Confira a seguir o que incluir no cardápio para prevenir ou melhorar os quadros crônicos indicados. Todos eles têm ação anti-inflamatória, entre outras propriedades. Note que os alimentos são variados para que você possa montar seu próprio cardápio sem prejudicar o consumo de nutrientes essenciais. Que tal começar ainda hoje?

Problemas de pele: neurodermatite (que causa coceira e descamação) e a psoríase. Invista no pimentão – que contém betacaroteno, vitamina E e C, que agem na cicatrização. Mamão, acerola, mexerica, semente de abóbora e girassol têm vitaminas A, C, D e E que têm potente ação antioxidante.

Problemas cardíacos: adote a dieta do mediterrâneo, rica na gordura ômega 3. Pode-se mencionar o abacate, os peixes de água fria como o salmão, castanhas, amêndoas, azeite de oliva e óleo de canola. “A melancia também faz bem para o coração, segundo um estudo da Universidade Purdue (EUA)”, diz o médico Bragança. O vinagre de maçã, além de agir sobre a inflamação, ajuda no controle do colesterol e do triglicérides.

Artrite: consuma ômega 3, como óleo de canola, soja e peixe de água fria. Dê preferência também a alimentos com vitamina E, como a semente de girassol, grãos integrais, leite de cabra e vegetais verdes folhosos. E não esqueça dos alimentos ricos em vitamina C, como laranja, limão, acerola, tangerina e morango.

Diabetes: segundo um estudo publicado pelo Journal of Nutrition, as estrelas são as frutas vermelhas, o chá e o chocolate. “Descobriu-se ainda que a maçã e a pera estão ligadas ao menor risco de diabetes por conta de uma classe de antioxidantes, as antocianinas”, fala Bragança. Além destes, frutas em geral, peixes, grãos integrais e castanhas, pois atuam na forma em que o organismo processa a glicose. São indicados o suco de romã, o açaí, a uva e o cramberry, além de 1 colher (sopa) de cúrcuma (açafrão) por dia.

Câncer: as chamadas berries (morango, amora, framboesa e mirtilo), são fontes de vitamina C e de ácido elágico, que parece agir contra a inflamação que leva à multiplicação descontrolada das células. Todas elas e ainda o tomate e a melancia têm licopeno, e possuem componentes anti-inflamatórios.



Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/nutricao/veja-que-alimentos-previnem-doencas/2809/ - Texto: Ivonete Lucírio / Produção: Janaina Resende / Fotos: Shutterstock / Adaptação: Clara Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário