quarta-feira, 3 de setembro de 2014

6 causas das dores musculares

O desconforto pode afetar qualquer região do corpo, e se caracteriza pela reação inflamatória local. As causas são traumas, exercícios intensos e infecções virais

1- Peguei gripe, e estou todo dolorido
Esta enfermidade é responsável pela manifestação de dores musculares em todo corpo. Nesse caso, o incômodo ganha o nome de difuso, pois é autolimitado: nem sempre é preciso tomar remédio para tratá-lo. Isso porque há melhora espontânea no decorrer de alguns dias.

2- O treino da academia tem sido intenso
O problema também pode ser um sinônimo de sobrecarga. Para aqueles que exageram nos exercícios, e sentem desconforto após as atividades físicas. A dor é diagnosticada como localizada. Trata-se de um mal-estar pontual cuja origem não representa preocupação.

3- Não pratico nenhum tipo de exercício físico
Sedentarismo é considerado um dos fatores de risco para o desencadeamento desse sintoma, assim como permanecer muito tempo em pé ou sentado, que compromete a postura e, por consequência, a coluna. Ser inativo ainda leva às dores lombares (localizada na região baixa das costas).

4- A sensação não passa e ainda não sei a causa
Quando ela se repete ao longo do tempo e se torna crônica e, ainda, não se explica a sua origem, um médico precisa ser consultado. Há probabilidade de que ela seja de origem reumatológica e precisa ser investigada e tratada por um especialista, o reumatologista.

5- Meu dia a dia é muito estressante
O estresse é prejudicial à saúde dos músculos, causando tensão sobre eles. Em níveis extremos, é um dos indícios de síndrome miofascial, condição caracterizada por pressão nos pontos sensíveis dos músculos (fáscias) e resulta de movimentos repetitivos. Não é uma condição grave, mas traz desconforto e pode limitar atividades diárias.

6- Minhas noites de sono geralmente são agitadas
Costumam estar associadas a baixos níveis de energia, fadiga, problemas de concentração, dor crônica e sensibilidade. Essas condições fazem com que as dores ocorram por todo o corpo. O alívio do mal-estar pode ser tratado com medicamentos e exercícios de relaxamento.

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/clinica-geral/conheca-6-causas-das-dores-musculares/2992/ - Texto: Jhennifer Moises / Ilustração: Magenta King / Adaptação: Clara Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário