domingo, 12 de outubro de 2014

Alimentação ideal para prevenir o câncer de mama

Especialista indica quais alimentos auxiliam na prevenção contra o câncer de mama e uma lista que deve ser evitada

O mês de outubro é marcado pela conscientização mundial da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e uma das dúvidas que permeiam entre a população é a respeito dos hábitos, sobretudo os alimentares, que podem ser responsáveis por esse e mais tipos de tumores. Para desmistificar funções de alguns alimentos e descobrir quais podem ser eficazes na prevenção contra o câncer mamário, oVivaSaúde conversou com Caroline Dias Pereira, nutricionista do Hospital de Clínicas de Padre Miguel, no Rio de Janeiro. 

O câncer de mama pode ser relacionado a hábitos diários?
O câncer de mama está relacionado à drástica mudança de hábitos adquiridos nos últimos anos, quando ouve um aumento do sedentarismo, com todas as facilidades que a tecnologia proporciona e o alto consumo de produtos industrializados, além de fast foods.

Existem alimentos que ajudem a prevenir esse tipo de câncer?
Já está comprovada a importância da dieta na abordagem ao câncer de mama e, uma prevenção é possível através de alimentos funcionais que possuem ação antioxidante e antinflamatória, destacando o ômega 3 (azeite de oliva extra virgem, sardinha, atum, salmão, linhaça, abacate), as isoflavonas (soja), e as vitaminas e minerais (frutas, legumes e verduras). 

Quais alimentos devem ser evitados?
Vale lembrar que o consumo excessivo de gorduras também se mostra prejudicial no que diz respeito à prevenção e tratamento do câncer de mama, então é indicado evitar: carnes gordurosas (fígado, contra filé, picanha, coxa e sobrecoxa de frango), doces a base de leite (pudim, doce de leite), creme de leite, frituras, biscoitos recheados, salgadinhos, pizza, hambúrguer, cachorro quente e queijos amarelos e cremosos.

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/clinica-geral/alimentacao-ideal-para-prevenir-o-cancer-de-mama/3339/ - Texto: Clara Ribeiro / Foto: Shutterstock

Nenhum comentário:

Postar um comentário