quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Dicas para cuidar da pele e dos cabelos no verão

Confira algumas dicas para cuidar da pele e dos cabelos nesse verão e fique preparada para próxima temporada!

No verão é preciso atenção redobrada com a pele e os cabelos. Por causa do sol, do cloro, da areia e do mar eles pedem cuidados especiais. Para resolver esses problemas conversamos com a Doutora Daniela Landim, dermatologista com pós-graduação em Medicina Estética. Confira algumas dicas da especialista para cuidar da pele e dos cabelos nesse verão, e fique preparada para próxima temporada!     
     
Cuidado com o sol: É possível aproveitar todos os benefícios do sol sem culpa, porém é preciso tomar cuidado principalmente com o horário de exposição ao sol, para evitar o envelhecimento e, além de causar rugas e manchas na pele, pode levar ao câncer de pele.  As recomendações básicas são: evitar exposições prolongadas, especialmente das 10h às 15h, e não se esquecer do uso diário do filtro solar.   
     
Filtro Solar:   “Todos devem usar um filtro solar com, no mínimo, fator de proteção 15. O aumento do protetor aumenta o bloqueio dos raios UV, mas o que realmente importa é o número de vezes que o filtro é reaplicado”, afirma a doutora. É preciso se preocupar em passar protetor solar em todas as áreas expostas do corpo. Áreas que não damos muita atenção na hora da aplicação, como orelha, pés, e em volta do biquíni, esta é uma área que por medo de manchá-lo, aplica-se o protetor com uma pequena distância.       
    
Cuidado com os fios: Já para manter a saúde dos cabelos, é preciso saber quais os danos que o verão representa. De acordo com a especialista: “Durante esta estação é importante trocar os produtos de cabelo para aqueles que têm proteção UVA/UVB. Cremes com filtro solar e bonés são excelentes alternativas para evitar danos”.     
     
A água salgada do mar: Essa é a que mais prejudica o cabelo, principalmente os que receberam alguma química, como tintura ou alisamento. A salinidade da água do mar faz com que os fios dos cabelos fiquem porosos, quebradiços e desbotados, além de prejudicar a elasticidade dos fios e enfraquecer sua raiz. O mesmo acontece com o cloro da piscina. “A solução é sempre que der, dar uma ducha nos cabelos e passar um condicionador leave-in”, recomenda a doutora.

Para um bronzeado perfeito e seguro: Sempre evitar o sol das 10h às 16h. Aplique o filtro solar 20 minutos antes da exposição. Na praia ou piscina, usar chapéus, bonés, óculos de sol e roupas com proteção UV. Aposte em ficar sob um guarda sol, pois o bronzeado virá sem queimaduras, sem descascar e sem danificar a pele.

Frutas e legumes que contenham betacaroteno - são os alaranjados - devem ser consumidos para manter o bronze em dia. Há também como consultar seu médico e pedir orientações para complemento via oral que proteja, hidrate e prolongue o bronzeado conquistado. Atenção: nada de óleos caseiros. Isso é prejudicial à saúde da sua pele.

Hidratação é fundamental: Ingerir em torno de dois litros de água ao dia, usar e abusar dos hidratantes corporais, e não se esquecer de hidratar os lábios. Nos cabelos, use cremes sem enxágue e com protetor; após seu mergulho no mar, retire o sal com água potável e reaplique o creme nas madeixas.

Cuidado com as manchas pós-sol: a prevenção é a melhor maneira de driblar estas manchas indesejadas. Mas se não conseguir evitar, procure seu médico que certamente vai acelerar o processo de clareamento local e evitar futuras doenças.

Fonte: http://oficinadamoda.com.br/beleza/dicas-de-beleza/dicas-para-cuidar-da-pele-e-dos-cabelos-no-verao-24464.html - Texto Carina Malfa | Foto Reprodução

Um comentário: