sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Exercícios para a memória funcionar melhor

Atividades que estimulam o raciocínio também fortalecem a memória
  
Se você já percebeu que está cada vez mais difícil lembrar-se de pequenas tarefas, nomes de pessoas e atividades diárias, pode ser que esteja ficando com a memória destreinada. Veja como fazer alguns exercícios simples que vão fazer você se esquecer de menos coisas e facilitar a fixação de informações importantes para o dia a dia.

Exercícios para o cérebro

Soletrar palavras
Soletrar palavras é um bom exercício para estimular o raciocínio rápido e a visualização mental de qualquer elemento – o que ajuda também a fazer cálculos, por exemplo. Escolha palavras que você conhece e tente soletrar seguindo alguns critérios: de trás para frente, só as vogais, só as consoantes, em sílabas ou bem rápido.

Desenhar
Observe duas moedas diferentes por alguns minutos, guarde-as e, em seguida, tente reproduzi-las em uma folha de papel o mais rigorosamente possível, resgatando a imagem delas em sua memória. O exercício estimula a memória visual e a capacidade de armazenar informações com o máximo de detalhes, além de trabalhar a coordenação motora.

Falar sozinha
Conversar consigo mesma vai te ajudar a se lembrar de pequenas atividades do dia a dia que é comum nos esquecermos. Por exemplo, toda vez que sair de casa, diga a si mesma que  trancou a porta e onde está guardando a chave. Faça isso também ao tomar um remédio, fechar as janelas, responder e-mails, pagar contas, etc.

Mudar a rotina
Entrar no “piloto automático” pode prejudicar a memória. Para evitar fazer tudo de forma mecânica, mude levemente sua rotina. Vale trocar o caminho para o trabalho, ir a supermercados diferentes, ou mudar coisas de lugar nos armários e gavetas, por exemplo.

Concentração
A concentração é parte fundamental do processo de memorização e você pode treiná-la com exercícios simples. Olhe fixamente para um objeto durante alguns minutos, identificando cada detalhe dele sem pensar em mais nada – cada vez que sua atenção se desviar para outra coisa, repita o exercício. Leia uma página de um livro, procurando se concentrar em cada palavra. Quando acabar, repita tudo o que conseguir lembrar.

Aprenda outro idioma
Estudar é uma atividade que trabalha diversas áreas do cérebro – concentração, memorização, armazenamento de informações em curto e longo prazo, além de raciocínio lógico. Portanto, aprender um novo idioma pode ser uma boa opção para ficar com o cérebro mais afiado, já que você será forçada a buscar uma série de palavras na memória, fazer associações e repetições para fixar dados.

Desafios pessoais
Durante o dia, faça pequenos desafios mentais. Por exemplo: tente pensar, rapidamente, em tudo que você pode comprar com uma moeda de um real; o que você encontra no supermercado que começa com determinada letra, nomes de pessoas que você conhece em ordem alfabética, todos os alimentos que tem determinada cor, etc.

Fonte: http://itodas.uol.com.br/10278/exercicios-para-memoria-funcionar-melhor - foto Thinkstock

Nenhum comentário:

Postar um comentário