sábado, 22 de novembro de 2014

10 dicas para acabar com a celulite

Com mudanças na alimentação e prática de atividades físicas, é possível eliminar os indesejados furinhos

Um dos problemas estéticos que mais incomodam e atingem as mulheres é a celulite. Formada por bolsas de gordura acumuladas por baixo da pele, ela é caracterizada pelos efeitos de ondulação e covas, atingindo principalmente a região pélvica, membros inferiores e abdome. Em estágios mais avançados, além do efeito estético, também pode comprometer a circulação e provocar inchaços e dores nas regiões atingidas.

Segundo a nutricionista Karina Valentim, a verdadeira causa dos indesejados furinhos não é totalmente conhecida, mas hábitos como sedentarismo, fumo, má alimentação e fatores genéticos e emocionais podem levar ao seu aparecimento, assim como o da flacidez.

A boa notícia é que é possível amenizar e até mesmo eliminar completamente a celulite. Com alimentação saudável e prática de atividades físicas, os primeiros estágios da imperfeição podem regredir e o aspecto normal da pele ser recuperado. Em estágios mais avançados, o ideal é procurar acompanhamento médico para identificar a principal causa e seguir um tratamento adequado.

Confira dicas:

1. Beba muita água!
A hidratação é fundamental para a prevenção e tratamento da celulite. A água estimula o bom funcionamento dos rins, permitindo a eliminação de líquidos acumulados e toxinas. Beba ao menos dois litros por dia.

2. Fique longe dos embutidos
Salsicha, linguiça e frios em geral contam com um grande teor de gordura, que é armazenado no tecido adiposo favorecendo o surgimento e agravamento do problema.

3. Aposte nos integrais
De baixo índice glicêmico e com grande quantidade de fibras, os alimentos integrais levam à inibição do depósito de gordura e diminuem a inflamação. Pães, biscoitos e cereais como aveia, quinoa e chia são ótimas opções para lanchinhos.

4. Não abuse do álcool
Além de aumentam a sobrecarga do fígado e consequentemente a concentração de toxinas, as bebidas alcoólicas também desidratam e retêm líquidos no organismo.

5. Colágeno
Os produtos à base de colágeno podem ser grandes aliados de quem deseja acabar com a celulite, já que contribuem para uma maior elasticidade da pele e fortalecimento dos músculos. Há uma grande variedade de produtos com colágeno no mercado para diferentes objetivos.

6. Opte por peixes de água fria
Sardinha, atum, salmão e arenque são ricas fontes de ômega 3, uma gordura saudável e com propriedades antinflamatórias que podem ajudar a amenizar a celulite. Segundo a nutricionista, devem ser consumidos ao menos três vezes na semana.

7. Abra mão do refri
Bebidas gaseificadas prejudicam a elasticidade da pele, além de contarem com um grande teor de açúcar. Seu excesso provoca o endurecimentos das fibras proteicas, intensificando a celulite e a flacidez da pele.

8. Que tal uma água de coco?
Além de hidratar, a água de coco é rica em potássio, mineral que auxilia no processo de eliminação do sódio e diminui o processo de retenção de líquidos.

9. Troque o arroz branco pelo arroz integral
Além de ter mais fibras, o arroz integral conta com vitaminas do complexo B que diminuem a absorção de açúcar e melhoram o funcionamento do intestino.

10. Faça musculação
A celulite é formada por bolsas de gordura, portando nada mais eficiente do que transformar essa gordura em massa muscular. A prática também melhora o metabolismo local.

Fonte: http://www.sportlife.com.br/fitness/como-acabar-com-a-celulite - por Marina Machuca - Foto: Shutterstock

Nenhum comentário:

Postar um comentário