sábado, 20 de dezembro de 2014

Doenças ginecológicas mais comuns no verão

Especialista lista doenças íntimas da mulher com maior incidência na época mais quente do ano. Saiba quais são e previna-se

O verão é o período em que a proliferação de bactérias é maior, por isso, as doenças que comprometem a saúde íntima da mulher são mais comuns. Para esclarecer sobre as doenças mais frequentes, sobretudo durante a gestação nessa época do ano, a ginecologista Erica Mantelli listou quais são.

Candidíase
O responsável pela coceira e ardência vaginal, dor ao urinar e corrimento branco grumoso, é o fungo que pertence à flora vaginal, a cândida. “As alterações hormonais na gestação podem modificar a flora vaginal. Com isso há proliferação do fungo, ocasionando a infecção”, diz a especialista. Dependendo do fungo o tratamento pode durar até 15 dias. 

Tricomoníase
A tricomoníase é uma infecção causada pelo Trichomonas vaginalis que pode se hospedar no colo uterino, na vagina ou na uretra. Sua principal forma de transmissão é pela relação sexual. Apesar de a doença ser transmitida sexualmente, no verão a flora vaginal está em constantes mudanças, o que favorece para o surgimento da doença. Corrimento na cor amarela, coceira na região genital, dor pélvica e ardência ao urinar são alguns dos sintomas. “Ao notar os sintomas a mulher deve procurar com urgência o ginecologista. No caso das gestantes, se a doença não for tratada, há o risco de sofrer uma ruptura prematura da bolsa amniótica, trabalho de parto prematuro e o nascimento do bebê com peso baixo”, alerta a ginecologista.

Vaginose bacteriana
A vaginose é provocada pela bactéria Gardnerella Vaginalis. O seu principal sintoma é corrimento amarelo ou branco-acinzentado, com cheiro forte e coceira. A sua causa pode estar relacionada a alterações na flora vaginal e uma higiene íntima inadequada. Independente do tipo do corrimento, o tratamento só deve ser indicado pelo ginecologista e obstetra. Jamais pratique auto-medicação ou deixe de consultar o médico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário