terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Importância da alimentação saudável no combate ao câncer

Alimentos com propriedades anticancerígenas devem compor uma dieta saudável e equilibrada para garantir benefícios à saúde como um todo

câncer é uma doença crônica que tem na alimentação uma de suas principais armas de prevenção. “Cerca de 30% dos casos poderiam ser prevenidos com uma alimentação saudável aliada à prática de atividade física regularmente”, afirma a nutricionista Maria Eduarda Melo, do INCA (RJ).

Frutas, verduras e legumes devem estar presentes em pelo menos cinco porções em nossa alimentação diária, de acordo com recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesse quesito, ainda há muito o que avançar. Dados da mais recente pesquisa vigitel (vigilância de fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito telefônico), do Ministério da Saúde, mostram que 19,3% dos homens e 27,3% das mulheres brasileiras consomem a quantidade de porções indicadas pela OMS. “Acesso e preço são fatores que impedem o maior consumo”, avalia Maria Eduarda, que sugere que as hortaliças devem estar presentes em todas as refeições e nos sucos.

E quando a doença já está instalada, uma boa alimentação continua mantendo sua fundamental importância. “Os principais alimentos são aqueles com baixa quantidade de gordura, os cítricos, pastosos (sopas e purês), frutas, verduras e legumes bem cozidos”, diz Solange Carniel, nutricionista clínica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP). Ela ressalta, porém, que ajustes podem ser necessários dependendo do tipo do tratamento e dos possíveis sintomas.

Fundamental para as crianças

Se para os adultos o equilíbrio alimentar tem grande relevância na prevenção e no tratamento do câncer, para as crianças a alimentação saudável é parte fundamental da saúde tanto para o crescimento e desenvolvimento adequados, como antes e durante todo o tratamento contra a doença.

De acordo com Giovana Lourenção, coordenadora do setor de nutrição do Centro Infantil Boldrini, Campinas (SP), a boa alimentação éuma grande aliada, podendo auxiliar na melhora dos sintomas causados pelo tratamento medicamentoso, preservar o peso e a massa muscular e promover uma melhor reserva denutrientes. “A quimioterapia afeta tanto as células doentes quanto as saudáveis. Assim, as células boas precisam ser refeitas e a alimentação será a matéria-prima para a recuperação dessas células”, diz.

Então, por mais que pareça difícil incluir na dieta alimentos saudáveis e ainda variados, rapidamente dá para comprovar que a comida é uma excelente aliada do bem-estar e da cura.

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/nutricao/importancia-da-alimentacao-saudavel-no-combate-ao-cancer/3719/ - Texto: Karina Fusco / Foto: Shutterstock / Adaptação: Clara Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário