sexta-feira, 6 de março de 2015

Como encontrar a academia certa para você

Confira 9 dicas que vão te ajudar a encontrar a academia ideal para você

IDENTIFIQUE SEU PERFIL
As grandes academias são cheias de agito, música alta e gente interessante, perfeitas para pessoas sociáveis e animadas. Elas também são ótimas para quem viaja muito, já que é possível frequentar outra franquia da rede enquanto estiver fora. Ponto negativo? Pesam um pouco a mais no bolso. As de bairro são menores e podem não oferecer tanta variedade de aulas, mas têm um preço melhor e atraem pela proximidade de casa ou do trabalho. Outras opções são as exclusivamente femininas, ideais para quem curte treinar em privacidade, e os boxes de CrossFit, para as sedentas por novos desafios.

ENCONTRE NO MAPA
Acordar cedo, pegar trânsito... Evite passar por esse estresse diário e selecione academias próximas a você. Calcule o tempo para chegar ao local a pé e, para não deixar apreguiça tomar conta, privilegie as que estiverem a cerca de 10 minutos de distância. “Assim, você consegue treinar com calma e descansar, algo fundamental para os resultados”, afirma Douglas Figueiredo, gerente da academia Maavah Fitness (SP).

ESCOLHA UM PLANO
Quanto mais tempo durar o contrato com a academia, mais baratas serão as mensalidades. Porém, optar pelo mensal, trimestral, semestral ou anual vai além da questão financeira. “Se você não está acostumada com a rotina de treino, não é aconselhável um plano muito longo, pois o risco de você não se adaptar à modalidade escolhida e até à própria academia é grande”, aconselha Luciane Pozzobon, coordenadora técnica da Bodytech Jardins (SP). Se esse for seu caso, escolha o de três meses para avaliar sua adaptação ao ambiente. Vale também pedir um free pass de 15 dias.

ATENÇÃO AO CONTRATO
Tenha paciência para ler tudinho, sim, senhora! Nele estão as normas da academia, horários de funcionamento, vencimento da mensalidade, existência de multa em caso de cancelamento, período de bloqueio durante férias e até informações sobre uso de imagem em fotos e vídeos nas redes sociais. Conhecendo tudo isso, você garantirá seus direitos (e deveres) como aluna e consumidora.

CONFIRA AS CONDIÇÕES
Frequentar um espaço limpo e bem arejado é uma questão de conforto e de saúde. Ambientes abafados e sujos causam mal-estar durante o exercício, prejudicando seu desempenho. Por isso, confira tudo, dos vestiários à sala de musculação e à piscina. Não tenha vergonha de perguntar se a academia possui alvará da prefeitura, vigilância sanitária e corpo de bombeiros, nem de saber se os professores são credenciados pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF).

SAIBA SEUS OBJETIVOS
Emagrecer, firmar, ficar mais forte ou sentir a adrenalina na veia – independentemente do que você procura, exponha seu desejo na primeira visita à academia, questionando se ela suprirá suas expectativas. “Dessa forma, você pode evitar aborrecimentos ao fechar uma matrícula em um estúdio de pilates buscando atividades com grande queima calórica, por exemplo”, orienta Luciane Pozzobon. Isso nos leva ao próximo tópico...

CHEQUE A GRADE
Imagine o drama de descobrir que a academia não ministra sua aula favorita apenas depois de se matricular – ou oferece, mas em um horário que não bate com sua agenda. Pense em quais turnos e dias da semana você prefere treinar e veja se as classes desejadas se encaixam em seu dia a dia. Se não, talvez seja o caso de procurar outra opção. Vale também conferir o horário de funcionamento da academia – algumas ficam abertas 24 horas e são boas para mulheres de rotina inconstante.

ANALISE SEU BOLSO
Corpo dos sonhos e conta no negativo? Nada disso! Pense em sua situação financeira e não encare uma mensalidade que não pode pagar, do contrário, além de deixar seu objetivo de lado, você se endividará. Por isso, pesquise quantas academias puder, assim você terá base para analisar o custo-benefício de cada.

FAÇA UMA AULA-TESTE
Muitos locais oferecem o test drive, que é, definitivamente, a melhor prova de fogo. Apenas na prática você perceberá se curtirá o ambiente, a maneira com que os professores lidam com os alunos, a estrutura do lugar, a limpeza e até quem frequenta – vai que você encontra alguns tipos desagradáveis, como os “garanhões” que ficam puxando papo ou os que não desocupam as máquinas? Aproveite para bater um papo com outros clientes, perguntando o que eles acham do lugar. Faça a visita no horário que você pretende treinar, assim, terá uma visão ainda melhor do que encontrará diariamente.

Fonte: http://corpoacorpo.uol.com.br/fitness/treino-na-academia/como-encontrar-a-academia-certa-para-voce/7977 - Texto Ana Paula de Araújo | Adaptação Rebecca Nogueira Cesar - Foto: Caio Mello

Um comentário:

  1. Eu costumo dizer que todas as academias tem os seus aparelhos o que falta é mais atenção por parte dos instrutores aos frequentadores, estou malhando em uma academia a 2 meses que fica a 10 minutos de casa indo de bike e estou percebendo que a academia anda meio desleixada em tudo no amadorismo total, já estou pensando seriamente em procurar outra.

    ResponderExcluir