quarta-feira, 20 de maio de 2015

Saiba qual é intensidade certa do exercício para você

Confira dicas para saber qual é a intensidade ideal de cada exercício para você

A intensidade do exercício
Como educadora física, respeito a individualidade. Por isso, quando falamos em intensidade de treino, sei que cada caso é um caso. Mas para responder a essa questão, vamos pensar em pessoas comuns e ativas – não em atletas, ok?

Leve, para iniciantes

Exemplos de atividade leve: uma caminhada de 10 a 40 minutos de duração, um nado tranquilo ou uma pedalada suave. Ponto de partida para quem começa a se mexer, mesmo com baixa intensidade, já traz vantagens para o corpo: a circulação e a capacidade respiratória ficam em dia, ajuda na prevenção e no tratamento da osteoporose, na proteção do coração e na produção da endorfina (que dá aquela sensação de bem-estar maravilhosa e até melhora os sintomas da depressão). Além disso, mesmo o exercício leve contribui para uma boa noite de sono e para a diminuição da fome. É o pontapé inicial para quem quer emagrecer, aliado à alimentação balanceada.

Evolução, sempre

Depois de certo tempo – que varia de pessoa para pessoa –, o corpo se adapta e exige mais desafios. Daí, é necessário passar para a intensidade moderada: uma corrida tranquila, trotes de 30 a 45 minutos ou uma aula de dança. Ela recruta os diversos sistemas do seu organismo, como o cardiovascular, o neuroendócrino e o imunológico, convidando-os a trabalhar em sincronia, de forma benéfica e dosada para suprir as necessidades energéticas e metabólicas do seu corpo. Essa intensidade melhora ainda mais a perda de peso quando comparada à leve e, em minha opinião, é a mais recomendada para a sua saúde, pois entrega muitos resultados positivos com menor ônus.

Intensidade: alta

Nesta categoria entram exercícios de longa duração, como corridas prolongadas, e os de curta duração, caso dos sprints e treinos no estilo HIIT. No primeiro caso, seu sistema imunológico despenca. Por isso, a supervisão é fundamental. Já os intensos de curta duração melhoram a coordenação, agilidade, aptidão cardiorrespiratória e resistência física, além de queimar gordura. Em suma, o American College of Sports Medicine e a American Heart Association recomendam que adultos saudáveis de 18 a 25 anos pratiquem pelo menos 30 minutos de atividades aeróbicas moderadas cinco vezes por semana (até caminhar no shopping e cozinhar está valendo!), ou 20 minutos de treino vigoroso três vezes por semana.

Combinar as intensidades também é uma ótima maneira de permanecer ativa. Na dúvida, respeite os limites de seu corpo e faça sua escolha!

Fonte: http://corpoacorpo.uol.com.br/fitness/treino-sob-medida/saiba-qual-e-intensidade-certa-do-exercicio-para-voce/8506  - Texto Paola Machado | Adaptação Rebecca Nogueira Cesar - Foto: Caio Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário