terça-feira, 23 de junho de 2015

10 dicas para dormir e acordar bem

Uma boa noite de sono garante mais disposição durante o dia e melhor rendimento nos esportes
  
Não importa qual esporte ou atividade física você pratique, assim como uma alimentação saudável e treinos regulares, boas noites de sono e descanso são essenciais para um bom rendimento e disposição.

A capacidade de concentração e o humor também são diretamente influenciados pela qualidade do sono, fazendo com que as tarefas do cotidiano se tornem mais ou menos exaustivas. Em uma média geral, o tempo diário deve ser de cerca de sete horas de sono ininterruptas.

Mesmo sendo garantia de saúde e energia, muitas pessoas têm dificuldade em dormir de forma regular e são afetadas pela insônia. Mas antes de recorrer ao auxílio de medicamentos ou deixar que o distúrbio prejudique outras áreas, é preciso analisar se os hábitos que antecedem o horário de dormir são saudáveis e eficientes. Confira 10 dicas da Sport Life para dormir bem e garantir uma rotina mais produtiva de forma natural:

1. Respeite o horário
Estipule um horário para ir para cama e o respeite religiosamente. Faça questão de garantir ao menos sete horas de sono todos os dias e, cerca de uma hora antes de se deitar, fique longe de aparelhos eletrônicos, sons altos e estimulantes e de qualquer atividade que o deixe agitado. É necessário relaxar e acalmar o corpo e a mente para então pegar no sono. No começo pode ser difícil dormir antes do que de costume, mas aos poucos o organismo se adapta e automaticamente fica preparado no horário certo.

2. Fique longe da cama
Até a hora de dormir! Acabe com o hábito de ver TV, ler por muito tempo ou ficar enrolando. Deite-se apenas quando estiver com sono e pronto para dormir. Isso fará com que o seu organismo associe a cama apenas ao sono e será mais fácil adormecer.

3. Alimentação certa
O que você come algum tempo antes de dormir pode ter grande influência na qualidade do sono. Evite alimentos e bebidas estimulantes como café, refrigerantes e doces. Invista em bebidas como chás e leite morno, que ajudam o corpo a relaxar.

4. Crie o ambiente ideal
Será muito mais fácil adormecer se você estiver em um ambiente calmo, limpo e confortável. Garanta um bom travesseiro, um bom colchão e evite ter um aparelho de TV ou outros eletrônicos no quarto. Climatize da melhor forma possível, já que a temperatura influencia muito na qualidade do sono. Incensos e abajures de luzes suaves também são opções que podem ajudar a relaxar e provocar sonolência.

5. De olho na respiração
Se você fez tudo certo e ainda tem dificuldade em pegar no sono quando está na cama, uma tática eficiente é respirar lentamente, se concentrando apenas no ato de inspirar e respirar. A técnica é usada em atividades como yoga e meditação e faz com que o corpo relaxe e a mente aos poucos se desligue de outros pensamentos.

6. Exercícios no horário certo

Se possível, mude seus treinos para o período da manhã. A produção de endorfina faz com que você fique mais agitado e disposto, por isso se exercitar durante a noite pode prejudicar o sono. Com treinos matutinos você terá mais energia e no fim do dia estará cansado e sonolento.

7. Posição certa
O modo você dorme também prejudicar a qualidade do descanso. Evite dormir de bruços, já que a posição prejudica a respiração e a postura. Tente dormir com a cabeça reta e uma almofada entre as pernas.

8. Beba água
Estar bem hidratado é essencial para garantir o bem estar não só durante o dia, mas também no momento de relaxar. Tenha um copo de água ao lado da cama. Se caso acordar com sede durante a noite, não precisará levantar e depois ter dificuldade para voltar a dormir. Beber água assim que acordar também pode ajudar a despertar mais rapidamente.

9. Relaxe os músculos
Fazer com que os músculos fiquem relaxados também pode ajudar no momento de adormecer. Atividades como banho de banheira quente, massagem e alongamentos são táticas eficientes.

10. Deixe as preocupações de lado
Pensar nas tarefas e problemas da rotina durante a noite pode afetar muito o tempo que você demora para pegar no sono. Tente resolver tudo o que te preocupa durante o dia, anote o que precisa fazer no dia seguinte e só relaxe durante a noite.

Fonte: http://www.sportlife.com.br/saude/10-dicas-para-dormir-e-acordar-bem - por Marina Machuca - Foto: PureStock

Nenhum comentário:

Postar um comentário