sexta-feira, 14 de agosto de 2015

As melhores (e piores) posições para dormir

A posição em que você dorme pode influenciar na sua saúde e na qualidade do sono, por isso é importante ter cuidado com a postura durante a noite

Você já se perguntou no quanto a posição em que você dorme pode influenciar no seu sono e consequentemente na sua qualidade de vida? Muita gente pode achar que a melhor posição é a mais confortável ou mesmo nem refletir sobre o assunto. Mas a questão é pertinente e, do ponto de vista físico, não é qualquer posição que deve ser usada quando o assunto for dormir bem e cuidar da saúde. E essa é uma preocupação de ortopedistas e médicos especializados no sono.

Muitas pesquisas já demonstraram que dormir mal pode estar relacionado a uma série de doenças. Então, buscar a melhor forma para o momento diário de descanso pode ser uma boa ideia para quem quer melhorar a qualidade de vida.

Certas posições podem ser mais favoráveis tendo em vista o cuidado com a coluna vertebral, ou a ocorrência de apneia, ronco ou insônia. O Dr. Rubene Campos, ortopedista e osteopata da Clínica Carraro, explica que “a posição na hora de dormir pode ajudar ou atrapalhar o relaxamento do corpo, pois interfere na qualidade do sono, oxigenação dos tecidos e na circulação corporal”.

Não vai ser fácil mudar a posição que você está acostumada a dormir. Mesmo que você se sinta confortável com as posições não indicadas, é recomendado que você tenha força de vontade e tente reprogramar seu corpo.

É importante ressaltar que se você sente dores constantes em algum lugar do corpo, sofre de insônia ou não está satisfeito com seu sono, deve procurar ajuda médica para compreender qual é o problema e como resolvê-lo de vez.

As melhores posições para dormir
Barriga para cima
Com as costas deitadas no colchão, os braços repousados ao lado do corpo e o travesseiro mais baixo que a altura dos ombros para não forçar o pescoço. Essa posição pode, por outro lado, favorecer roncos e apneia do sono. “A posição ideal para dormir seria em decúbito dorsal ou ‘de barriga para cima’ pois mantém os membros alinhados ao corpo, o que facilita a circulação arterial e venosa além de facilitar o movimento respiratório, possibilitando maior expansão pulmonar e, consequentemente, oxigenando melhor os tecidos do corpo”, recomenda o Dr. Rubene Campos.
De lado
Deitando de lado, com uma almofada entre as pernas, você mantém a coluna ereta e não compromete a circulação sanguínea. O travesseiro deve estar na altura dos ombros para evitar que o pescoço fique de lado. O Dr. Rubene enfatiza que “dormir de lado, também é uma boa posição desde que tenha um apoio com travesseiro mantendo o alinhamento da cabeça e entre as pernas evitando a pressão de uma sobre a outra”.
Mas de qual lado?
Dormir virado para o lado direito ou esquerdo pode fazer diferença, de acordo com alguns estudos. Segundo essas pesquisas, dormir do lado esquerdo melhora a digestão e evita azia e queimação. Também é a posição indicada para mulheres grávidas, pois favorece na circulação do sangue para o feto e na drenagem linfática natural do organismo.

As piores posições para dormir
De bruços
“O decúbito ventral é a posição menos indicada pois obriga a um esforço em rotação da coluna cervical e reduz a expansão dos pulmões, diminuindo a oxigenação do corpo”, esclarece o osteopata Rubene Campos. Para poder respirar será necessário torcer o pescoço para o lado. Essa posição pode trazer dores nas costas, tendinite entre outros males físicos, mas também pode reduzir a possibilidade de roncos.
Fetal
A posição fetal é aquela em que a pessoa fica de lado, mas com as costas arqueadas e com as pernas levantadas, como a posição de um feto na barriga da mãe. Não é indicada pois força a coluna e o pescoço e atrapalha a respiração, além de impedir que a postura fique correta.
O Dr. Rubene alerta ainda que quem dorme com as mãos embaixo do travesseiro ou da cabeça está sujeito à lesões nos tendões do ombro.

Dicas práticas para você dormir bem
Algumas recomendações que você pode seguir para ter mais qualidade no sono e acordar sem dores e bem descansado.
Evite dormir com os braços para cima: pode causar bursite ou dor nos ombros.
Evite apoiar um membro no outro, principalmente as pernas, na posição de lado, ou os joelhos.
Evite dormir em cima do braço ou das mãos.
Manter a coluna ereta é fundamental.
Use travesseiros para ajustar: Entre as pernas quando deitar de lado, no lombar para quem dorme de barriga para cima, abaixo da barriga para grávidas e, claro, para o pescoço, sempre mantendo alinhada a coluna.
Escolha colchão e travesseiros adequados para o seu peso e tipo físico.
Se você tem problemas para dormir, sente dores no corpo ou constantemente tem a sensação de que a noite de sono não foi satisfatória, procure um especialista do sono ou um osteopata. Apesar de parecer um problema pequeno, pequenas mudanças de comportamento ou tratamentos simples podem ajudar a melhorar seu descanso e assim influenciar em toda sua qualidade de vida.

Fonte: http://www.dicasdemulher.com.br/as-melhores-e-piores-posicoes-para-dormir/ - Suzane Werdt - Foto: Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário