quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Filho de agricultora e doméstica entra para história do jornalismo e promove concurso

Representante começou distribuindo jornal em Aracaju e Itabaiana e em agosto de 99, já produzia o Garota Murilo que será realizado sexta, 21, 19h, no palco do colégio.

Garota Murilo Braga
“Tem tudo a ver, é uma sexta véspera do Dia do Folclore, data comemorada por muitos colégios. Sexta que antecede o aniversário da cidade e mês que o jornal Saiba, entra em seu décimo sétimo ano de existência”, observa “Saloma’s”, diretor fundador da agência cultural Saloma’s – Salomão Produções Eventos & Edições Ltda., produtor do “Garota Murilo Braga 2015”, seletivas do concurso Garota Estudantil, que será realizado sexta, 21 de Agosto, às 19h, no palco e corredor do colégio estadual Murilo Braga. 
Esse mesmo concurso, já era historicamente realizado no mesmo mês em 1999, pela agência Saloma’s.

O Serrano e o Saiba
Segundo os historiadores e escritores da AIL - Academia de Letras de Itabaiana, o jornal o Serrano, sendo um dos principais fundadores e redatores, o desembargador federal Waldemir de Souza Carvalho, na década de setenta e parte de oitenta, durou dezesseis anos e o jornal Saiba, fundado pelo ex-office boy e representante Laudemário Sérgio dos Santos, o “Saloma’s”, ultrapassou o tempo de existência do Serrano, esse mês, completando dezessete anos de circulação, em Itabaiana e outras cidades, principalmente nas cidades circunvizinhas, “para conseguir, tive que privar de muitas coisas, uma delas, foi de constituir família”, lamenta o fundador do tabloide.

Família do fundador
 O fundador do jornal Saiba, Laudemário Sérgio Saloma’s, nasceu em pleno sete de setembro, no Hospital e Cirurgia em Aracaju/SE, mas foi registrado natural de Itabaiana, pela agricultora e empregada doméstica itabaianense   Felicidade Perpétua.
Laudemário é Filho do saudoso Alagoano Laudelino Alves, da cidade de Porto Real do Colégio/AL, morador e feirante da cidade de Propriá, continuou suas vendas nas feiras Aracaju/SE, mudando seu endereço para capital sergipana, onde conheceu a empregada doméstica Pérpetua, nas cercanias do estádio Lourival Batista, o “Batistão”.
Laudelino e Perpétua tiveram dois filhos, Laudenilson Alves, que foi adotado pela família Ribeiro, da cidade Capela, mudando seu nome para Joás Ribeiro, mais conhecido por “Sansão” e Laudemário, que foi registrado em Itabaiana com o sobrenome Sério do seu avô materno, pelo motivo da separação dos humildes pais.

Biografia do fundador
Saloma’s iniciou sua carreira artística através do seu irmão Sansão, participando de peças teatrais e fazendo alguns informes ao vivo, nos estúdios da rádio Jornal AM , na capital sergipana, no programa jornalístico “Cidade Aflita”, apresentado pelo saudoso Laércio Miranda e do atual deputado federal Adelson Barreto dos Santos, “Adelson e Laércio, me aprovaram como locutor e me incentivaram bastante, para eu ser radialista”, lembra Saloma’s.
Ainda participando da área artística, de comunicação, diretor social da AMNOP – Associação dos Moradores do (Bairro) Novo Paraíso e representante dos departamentos de assinaturas de revistas das editoras Globo, Abril, Bloch e Três, Saloma’s, em julho de 1999, foi diagramado e em agosto, iniciada a distribuição em Aracaju e Itabaiana do jornal Saiba, “o objetivo era apenas de fazer um panfleto para divulgar meus trabalhos artísticos. Agora só resta agradecer a todos, daquele que incentivou com palavras, dos que compraram fotos, patrocinaram, colaboraram, participaram, a minha mãe, parentes e amigos”.

Por Saloma’s

Nenhum comentário:

Postar um comentário