domingo, 16 de agosto de 2015

Vida longa: 9 segredos improváveis para viver mais de 100 anos

A gente já mostrou por aqui alguns conselhos das pessoas mais velhas do mundo para se ter uma vida longa. Também já falamos sobre os 7 passos para uma vida longa e saudável. Agora, esses 9 velhinhos vão falar exatamente o que você quer ouvir: que viver muito pode ser mais fácil do que você imagina.

1. A mulher que fumava cigarros, bebia vinho loucamente e comia um monte de chocolate teve a vida humana mais longa da história: 122 anos
A vida humana mais longa da história pertence a Jeanne Calment, que viveu 122 anos e 164 dias. Calment atribuiu sua longevidade e aparência relativamente jovem a uma dieta rica em azeite de oliva (que ela também costumava esfregar sobre a pele). Ela também bebia vinho do porto e comia quase um quilo de chocolate por semana. Além disso, ela fumava cigarros desde os 21 anos e manteve o hábito até os 117 anos (em 1992).
Não faltaram emoções em sua vida. Em 1888, ela conheceu Van Gogh. Com treze anos de idade, ele entrou na loja de tecidos do seu pai e ela disse que o pintor era “sujo, mal vestido e desagradável” e “muito feio, rude e doente”. Jeanne lembra de vender lápis de cor a Van Gogh e de ver a Torre Eiffel sendo construída.
A mulher não teve problemas graves de saúde na maior parte de sua vida, fez esgrima até 85 anos de idade e continuou a andar de bicicleta até seu 100º aniversário. Jeanne supostamente não era atlética ou fanática sobre sua saúde.
Ela viveu sozinha até pouco antes de seu 110º aniversário, quando foi decidido que ela precisava ser transferida para uma casa de repouso depois de iniciar um pequeno incêndio em sua casa.

2. A mulher de 104 anos que diz que o segredo da vida longa é beber 3 latinhas de refrigerante por dia
Elizabeth Sullivan, uma mulher do Texas, nos Estados Unidos, desenvolveu um relacionamento muito sério com o refrigerante. Esse amor todo já dura 40 anos, e começou quando ela estava na casa dos 60. Ela disse que as pessoas frequentemente tentavam dar café para ela, mas não adiantava: ela gostava mesmo era de refrigerante.
Elizabeth bebe nada menos do que 3 latinhas por dia, mesmo que os médicos digam que isso vai matá-la. Ela responde com firmeza: “Eles morrem e eu não”.
Segundo Elizabeth, outro segredo para uma vida longa (fora as três latinhas do dia) não é muito um segredo: é apenas viver. Ela segue firme e forte, feliz e sem precisar de uma casa de repouso e enfermeiros 24 horas por dia. Viver tanto assim, com qualidade e felicidade, parece mesmo um bom negócio.

3. A mulher de 110 anos que diz que sua longevidade se deve à cerveja
Agnes Fenton, residente em Nova Jersey, tem 110 anos de idade e um conselho que muita gente vai gostar (e muito) de ouvir. Quer ter uma vida longa? Beba cerveja.
Agnes alega que depois de ter um tumor benigno há muitos anos (único problema de saúde grave que teve até então), o seu médico lhe deu este sábio conselho: beber três cervejas por dia. (Que médico legal, não? Gostei dele).
Assim, nos últimos 70 anos, Fenton tem obedecido à risca e se mostrado uma excelente paciente. Aliás, ela tem até feito melhor que a encomenda: para finalizar as três cervejas, ela manda ver em uma dose de uísque.

4. Esta mulher de 108 anos de idade atribuiu sua longa vida ao celibato
Clara Meadmore, também conhecida como a virgem mais velha da Grã-Bretanha, viveu até os 108. Muitas vezes, ela atribuiu sua longevidade a sua abstinência de sexo.
Algumas pessoas teriam morrido anos antes, por amargura (ou desespero). Clara não. Ela era uma mulher de fibra e decidida a levar uma vida longe dessas tentações perniciosas.
Ela afirma nunca ter tido relações sexuais porque estava “muito ocupada” para relacionamentos íntimos, que pareciam ser “um monte de problemas”. Talvez ela tivesse razão quanto a isso.
Clara, então, resolveu concentrar todas as suas energias em ganhar a vida. A secretária aposentada disse que o sexo significava casamento durante sua juventude nos anos 1920 e 1930 e ela nunca teve interesse em se juntar com alguém em definitivo. Em vez de namorados, Clara encheu seu tempo com leitura, jardinagem, culinária e rádio.
Clara nasceu em Glasgow, em 1903, apenas dois anos após a morte da Rainha Victoria. Lembrou-se e muitas vezes falou do naufrágio do Titanic e da eclosão da Primeira Guerra Mundial. Ela faleceu em 2011, imaculada.

5. A senhora de 105 anos que disse que chegou a esta idade graças à sua dieta de bacon
Em 2013, Pearl Cantrell, a mulher de 105 anos que vive no Texas, disse que o bacon é o segredo de sua longevidade. Ela ficou viúva aos 38 anos e teve que trabalhar a todo vapor para criar 7 crianças por conta própria.
Apesar de ter uma vida sofrida, ela diz que durou tanto tempo por causa de todo o bacon que comia. Crocante e saborosa, a comida faz com que ela não se sinta tão velha.

6. Este homem de 115 anos de idade alegou que um tradicional prato porto-riquenho foi a chave para sua longevidade
Quando ele completou 114 anos de idade, Emiliano Mercado del Toro se tornou a pessoa mais velha do mundo, em 11 de dezembro de 2006. Ele foi um dos poucos homens a conquistar este feito. Como você pode perceber pela nossa lista, o hall da fama de pessoas centenárias é dominado pelas mulheres. Na época que Emiliano ganhou este título, as últimas 16 “pessoas mais velhas do mundo” tinham sido mulheres.
Como o mais velho veterano militar documentado (embora fosse um não combatente), del Toro também é lembrado por seu senso de humor e amor pelas mulheres.
Como ele conseguiu viver tantos anos?
Emiliano credita sua longa vida ao funche, um prato tradicional de Porto Rico, feito com farinha de milho e bacalhau. Ele também alegou que seu senso de humor também contribuiu. Tanto que fez um pacto consigo mesmo de que iria contar piadas e anedotas bem-humoradas até o fim de seus dias.
Ele nunca se casou ou teve filhos, mas teve três “namoradas” sérias em sua vida. O centenário, cheio de amor para dar, também alegou ser um grande fã de Iris Chacón, cantora e dançarina famosa em Porto Rico. Chacón chegou a visitar Emiliano em seu 114º aniversário, e mesmo mal conseguindo ver e ouvir naquela ocasião, ele ficou extremamente satisfeito com a visita.
Sua foto tocando a bunda de Iris Chacón, com um grande sorriso em seu rosto, fez manchetes de jornal em Porto Rico.

7. A mulher de 100 anos que acha que a “bebida” é a resposta para sua longa vida
Uma mulher de 100 anos de idade (a “jovem” de nossa lista) afirma que as bebidas poderiam ser a razão pela qual ela viveu durante um século.
Pauline Spagnola afirma que sua bebida preferida é cerveja artesanal. Para seu aniversário de 100 anos, que foi em junho de 2015, a fabricante da cerveja surpreendeu a aniversariante com uma caixa.
A rotina dela é bastante certinha: uma cerveja ao meio dia, uma no jantar e uma última para embalar o sono.

8. A mulher de 116 anos que tem uma dieta baseada em bacon e ovos (e acha que foi isso que a levou tão longe)
Susannah Mushatt Jones se tornou a pessoa mais velha do mundo na quarta-feira, 17 de junho 2015. Jones tem agora 116 anos de idade. Acredite se quiser, ela também é uma viciada em bacon. Todas as manhãs, a carne é a primeira coisa a desaparecer de seu prato. Depois, ela ataca alguns ovos.
Jones é cega, parcialmente surda e não fala muito. Como a pessoa mais velha do mundo atualmente, ela é uma das duas últimas registradas que nasceram em 1800. Ela também é uma das cerca de 40 pessoas que viveram além do seu 110º aniversário.
Ao longo de sua vida, Jones viveu de maneira simples: sem fumar ou consumir bebidas alcoólicas. Ela também nunca usava maquiagem, e nunca tingiu o cabelo. Ela dorme cerca de 10 horas por dia (que sonho, não?) e também não foi casada (é a isso que também credita sua longevidade).
Jones nunca teve filhos, mas possui uma grande família ao seu redor para proporcionar conforto, contato e um sistema de apoio. Hoje, ela mora em um centro de cuidados.

9. A mulher de 112 anos que joga cartas para manter a mente afiada
Alida Victoria Grubba Rudge, no auge dos seus 112 anos de idade, joga cartas para manter suas habilidades de compreensão e memória afiadas. Ela nasceu em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, em 10 de julho de 1903, e atualmente mora em São Francisco do Sul, também em Santa Catarina. Ela se casou em 1926 e tem apenas um filho. Alida é a pessoa mais velha do Brasil e (dizem) imbatível no carteado.[oddee]

IMPORTANTE: O HypeScience não aconselha que as pessoas sigam os conselhos dessas nove figuras. Elas viveram bastante tempo APESAR de terem comportamentos que poderiam afetar sua saúde, o que não significa que o mesmo vai acontecer com você. São apenas exemplos, histórias individuais, sem valor científico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário