sábado, 10 de outubro de 2015

Alimentos afrodisíacos: veja quais realmente funcionam

Veja também aqueles que sempre tiveram fama de melhorar a vida sexual, mas que na verdade não são indicados

A libido baixa pode ser causada por diversos fatores, como estresse, disfunção hormonal, uso de medicamentos (anti-hipertensivos, calmantes, anticoncepcionais, antidepressivos) e a presença de algumas doenças como diabetes e depressão. "A disfunção erétil (dificuldade de ter ou de manter a ereção) pode ser o resultado de uma doença vascular", conta a nutróloga e pós-graduada em medicina ortomolecular Tamara Mazaracki. Por isso, diante de baixa libido ou disfunção erétil é essencial procurar orientação médica. 

Dito isto, saiba que em alguns casos os alimentos também podem trazer melhorias para a vida sexual. Essas comidas e bebidas agem de duas formas: melhorando o fluxo sanguíneo nos órgãos genitais e/ou estimulando diretamente alguns hormônios, especialmente a testosterona. A seguir, listamos os alimentos mais conhecidos por melhorar a vida sexual e explicamos quais deles realmente funcionam: 

Amendoim
O amendoim ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo para os órgãos genitais e isto contribui para o aumento da libido. "Amendoim é um alimento fonte de argilina, um aminoácido que estimula o óxido nítrico, capaz de promover maior circulação sanguínea na região do pênis ou do clitóris", explica o nutrólogo Roberto Navarro.
A vitamina E presente no amendoim também contribui para o aumento de fluxo sanguíneo na região dos órgãos genitais. E a niacina, vitamina do complexo B, possui ação vasodilatadora. Segundo a nutróloga e pós-graduada em medicina ortomolecular Tamara Marazacki, comer uma colher de sopa cheia por dia é o suficiente para ter boas quantidades dos nutrientes do amendoim. Vale lembrar, no entanto, que se trata de um alimento muito calórico e quando consumido em doses excessivas pode ocasionar ganho de peso.  

Catuaba
As cascas da Trichilia catigua apresentam dois efeitos relacionados à atividade sexual masculina. Estudos realizados em animais observaram que elas provocam vasodilatação da região do pênis onde circula o sangue, de modo similar ao sildenafil, ativo do viagra. Além disso, elas atuam nos neurônios promovendo diminuição na receptação de neurotransmissores, particularmente serotonina e dopamina, atuando como um antidepressivo e estimulante físico. Em conjunto, tais efeitos devem mostrar-se benéficos aos pacientes idosos com disfunção erétil decorrente de problemas vasculares genitais e estados depressivos leves, condições muito comuns no homem da meia idade em diante. 

Tribulus
O Tribulus terrestris estimula o aumento da produção de testosterona, hormônio que é aliado da libido masculina e feminina. "O fruto da planta contém saponinas esteroidais que turbinam uma variedade de atividades físicas, incluindo o desempenho sexual. E agindo como um potencializador da libido", diz Tamara Mazaracki. Estudos realizados em humanos já comprovaram os benefícios do tribulus na libido de homens e mulheres de meia idade. 

Ginkgo biloba
O ginkgo biloba estimula a produção de óxido nitrico, substância vasodilatadora que melhora o fluxo sanguíneo. Sua ação no organismo é semelhante à da catuaba e do amendoim, por isso contribui para a libido."Os estudos com o ginkgo biloba estão mais relacionados à memória e labirintite, mas teoricamente também poderiam melhorar o prazer sexual", conta Roberto Navarro. 

Maca peruana
Alguns compostos presentes na maca peruana ajudam a melhorar a libido. "O composto da maca que atua como afrodisíaco aumentando a libido foi identificado em 2010, o isotiocianato metoxibenzílico. A maca é muito rica em vitamina C e niacina (vitamina B3) que também dão uma força na melhora da performance", conta Tamara Mazaracki. Em um estudo publicado na revista CNS Neuroscience & Therapeutics, os pesquisadores revelaram que a maca pode ajudar a aliviar a disfunção sexual causada pelo uso de medicamentos utilizados no tratamento da depressão 

Ginseng
De acordo com alguns estudos, o ginseng parece funcionar aumentando a liberação de óxido nítrico (NO) e de guanosina monofosfato cíclico, o que favorece a ereção. Um estudo publicado no Journal of Urology mostrou significativa melhora na função erétil em pacientes tratados com ginseng comparados com aqueles que receberam placebo. 

Ostras
Não há estudos que comprovem que as ostras melhoram a libido. O que poderia levar à este benefício é o fato das ostras serem ricas em zinco, mineral responsável pela regulação da testosterona. "Se a pessoa tem uma queda hormonal e você dá ostra repõe o zinco e volta a produção dos hormônios, mas ela seria afrodisíaca apenas no paciente com deficiência de zinco", destaca Roberto Navarro. 

Chocolate
Ao contrário do que muitos acreditam o chocolate não ajuda a melhorar a libido. "Alguns estudos levantaram a hipótese da cafeína presente no chocolate dar um pouco de vigor para quem estiver cansado e assim contribuir para a libido, mas não houve conclusão nenhuma", conta Roberto Navarro. 

Fonte: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/20085-alimentos-afrodisiacos-veja-quais-realmente-funcionam - POR BRUNA STUPPIELLO

Nenhum comentário:

Postar um comentário