terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Qual é o melhor óleo de cozinha para a dieta?

Pode soar estranho, mas todos precisamos de um pouco de gordura para manter o organismo funcionando corretamente. A escolha do óleo de cozinha, portanto, pode fazer toda a diferença entre adquirir e comprometer a saúde.

Por conterem valores muito próximos de calorias e depender bastante do modo como é consumido, é preciso levar em conta os valores nutricionais e benefícios de cada óleo na hora de preparar seus pratos. Confira as principais diferenças entre eles e saiba qual combina mais com sua dieta:

Óleo de canola: é considerado um dos óleos mais saudáveis por conter grande quantidade de ômega 3, gordura boa por proteger o coração, ser anti-inflamatória e ajudar no controle dos níveis de colesterol, triglicerídeos e pressão arterial. É ainda a opção com o menor teor de gordura saturada.

Óleo de girassol: além do ômega 3, ele é rico em vitaminas A, D, E e do complexo B, zinco e magnésio, além de ácidos graxos insaturados. É boa opção para quem precisa reduzir os níveis de colesterol, pressão arterial e prevenir doenças do coração.

Óleo de milho: boa fonte de ômega 3 e ômega 6, ajuda a reduzir o colesterol e prevenir alterações metabólicas. Porém, é considerado o mais calórico entre os demais.

Óleo de soja: rico em ômega 3, ômega 6 e vitamina E, ele também é mais calórico, mas bom na atuação como antioxidante natural e como combatente dos altos níveis de colesterol no organismo.

Óleo de coco: bastante popular atualmente no cardápio de quem faz dieta, apesar de ter origem vegetal, é composto por gordura saturada. Ainda não existem estudos suficientes que comprovam sua eficácia na perda de peso.

Óleo de linhaça: outra excelente fonte de ômega-3, ele previne doenças inflamatórias e cardíacas e ainda é rico em minerais poderosos como magnésio e potássio, essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Azeite de oliva: bastante comum nos preparos de pratos, é considerada a melhor opção para o consumo frio. Isso porque, quando aquecido, ele perde suas propriedades antioxidantes. O alimento ajuda na diminuição do colesterol, protege contra o câncer e problemas no coração. Boa fonte de ômega 9, vitaminas A, D, E K, retarda o processo de envelhecimento celular, acelera o metabolismo, facilita a digestão e ainda melhora a absorção de cálcio e minerais dos alimentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário