terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

52 truques domésticos que vão transformar a sua vida

Praticidade é a palavra de lei nos dias atuais. Com compromissos, trabalho, estudo e família, a possibilidade de facilitar a vida com pequenas ações é algo que com certeza agrada a muitos. Os famosos “life hacks”, truques de produtividade que facilitam o nosso dia a dia, podem — e devem –- ser aplicados também em sua casa.
A limpeza não está satisfatória? O cheiro insiste em permanecer no ambiente? Deseja prolongar a vida útil de algum alimento ou ferramenta? Ou mesmo se a organização do seu lar não está como você deseja, estes truques domésticos podem economizar tempo, dinheiro e encontrar alternativas aos mais variados problemas.
Seja em relação à limpeza, organização, conserto de objetos ou mesmo improvisando quando você não possuir a ferramenta adequada para tal função. Estas dicas, além de lhe ajudarem a criar soluções, trarão alternativas criativas para facilitar os pequenos afazeres do seu lar.

52 truques domésticos que vão facilitar sua vida
A arquiteta e urbanista Graça Gargantini mostra que ideias muitas vezes inusitadas podem ajudar a tornar a vida muito mais fácil. Confira a listagem abaixo e coloque em prática estas dicas para que a rotina do seu lar fique ainda mais prática:

Limpeza
1. Limpeza ideal de persianas: se sua cortina é do tipo persiana, envolva sua mão com uma meia de algodão e esfregue cada parte da mesma.
2. Cerveja como polidor: segundo a arquiteta, utilizar cerveja para polir mobília de madeira ou mesmo objetos de ouro é uma boa alternativa se o produto convencional estiver em falta na hora da faxina.
3. Retire os pelos do tapete: se seu carpete ou tapete está cheio de pelos ou mesmo cabelos, passe um rodinho em toda a sua extensão. Os pelos sairão com facilidade.
4. Limpeza de cinzeiros: para tirar o cheiro forte e desagradável dos cinzeiros, Graça sugere lavá-los com água e vinagre. Desta forma o cheiro será neutralizado, deixando o ambiente mais agradável.
5. Limpeza de fogão: para tirar manchas mais facilmente do seu fogão, ferva os queimadores juntamente com água, sal, gotas de limão, vinagre e algum produto saponáceo em pó. Para conseguir deixá-los como novos, basta esfregar uma esponja de aço que a sujeira rapidamente.
6. Neutralize o cheiro da tábua de carnes: visando neutralizar odores fortes após o uso da tábua de corte, basta esfregar um pedaço de limão por toda a sua extensão, lavando-a a seguir.
7. Limpando o forno micro-ondas: se o forno micro-ondas estiver muito sujo, esquente uma vasilha com água por 2 minutos. Desta forma a sujeira sairá mais facilmente ao limpá-lo.
8. Retire etiquetas adesivas mais facilmente: se a cola da etiqueta é forte, antes de descolar a etiqueta do objeto, aqueça-o rapidamente com o secador de cabelo. A retirada será mais fácil.
9. Giz escolar para eliminar mofo: para evitar que suas roupas sofram com o mofo, basta enrolar giz escolar em um pedaço de tule e pendurar no armário ou colocar nas gavetas de roupas. O giz absorve a umidade e o tule é utilizado para proteger o contato das roupas com o giz, evitando manchas.
10. Detergente mais eficiente: para tornar o detergente mais eficiente, Graça recomenda dissolver algumas gotas de vinagre em sua composição. Segundo ela, as panelas ficarão brilhando e sem gordura.
11. Recolha cacos de vidros mais facilmente: utilize uma fatia de pão para recolher cacos de vidro espalhados pelo chão. Os cacos se prendem ao pão, ficando mais fácil a limpeza do ambiente.
12. Renove seu sofá de couro: para dar um visual de novo ao seu sofá antigo, utilize um pouco de graxa para sapatos para tirar o esbranquiçado e aplique hidratante por todo o móvel.

Organização
13. Ferramentas organizadas: utilize um ancinho para deixar suas ferramentas organizadas. Pendure-o em uma parede e encaixe suas chaves, por exemplo.
14. Brinquedos organizados: “problema comum a muitas famílias: onde guardar pequenos brinquedos dos seus filhos? Bonecas ou carrinhos pequenos ou mesmo brinquedos de montar? Utilize sapateiras transparentes e pregue-as de tal forma que as crianças possuam acesso a elas”, ensina a profissional.
15. Garrafa pet para guardar sacolas plásticas: corte o fundo da garrafa pet e pendure-a de ponta cabeça no local desejado. Fica fácil guardar sacolas plásticas desta forma.
16. Mais espaço nos armários da cozinha: se você não encontra espaço para as tampas de panelas, adicione na porta dos armários ganchos adesivos, muito comuns para segurar toalhas, e encaixe as tampas neles. Economizará bastante espaço na sua cozinha.
17. Alternativa para guardar brincos pequenos: a arquiteta sugere guardar brincos pequenos presos em botões. “Dessa forma será mais difícil perdê-los de vista”, explica.
18. Organize com rolo de papel toalha: utilizando o rolo já finalizado de papel toalha, organize papéis de presente. Ficará mais fácil mantê-los sem amassar.
19. Lacre de lata para cabide duplo: visando otimizar o espaço do armário, Graça orienta utilizar um lacre de lata. Encaixe-o no gancho do cabide que será pendurado no armário para que um novo cabide possa ser pendurado ao primeiro através deste lacre.
20. Caixas de ovos para guardar enfeites: utilize caixas de ovos para guardar e proteger os enfeites de Natal. Para isso, é essencial que estejam limpas e sem danos.
21. Pranchetas para organizar colares: uma boa ideia para organizar seus colares e evitar que façam nós: utilize pranchetas penduradas na parede. Fica visualmente bonito e elas podem ser coloridas ou revestidas com tecido ou papel adesivo inclusive.
22. Velcro para organizar bichos de pelúcia: uma boa alternativa para deixar os bichos de pelúcia à mostra, porém organizados, é colar uma fita de velcro na parede do quarto das crianças e fixar o bicho de pelúcia à ela.
23. Organize lenços e cachecóis: utilizando aros de cortina, pendure-os em um cabide. Para finalizar, passe os lenços ou cachecóis por dentro dos mesmos. Ficará mais organizado e economizará espaço.
24. Organizando bijuterias: não possui local para armazenar pequenos itens como pulseira, anéis ou brincos? Utilize formas de gelo para manter tudo organizado e no lugar.
25. Identificando cabos de energia: para evitar bagunça e se perder ao buscar o cabo de energia correspondente ao eletrodoméstico utilizado, coloque pequenas etiquetas informando qual cabo pertence a qual eletrodoméstico.
26. Não perca mais seus grampos: buscando evitar a perda dos grampos de cabelo e manter o ambiente mais organizado, aplique uma faixa de manta imantada à parede e deixe seus grampos presos à ela. Estará sempre à mão.

Economia
27. Prolongue o tempo de vida de seu carregador de celular: reaproveite a mola de uma caneta antiga e enrole-a ao redor do cabo de seu carregador. Isto evitará que ele se dobre e quebre com o tempo.
28. Tampe buracos na parede: faça uma massa misturando um pouco de sal, amido de milho e água até obter uma consistência cremosa. Agora é só aplicar no buraco, esperar secar e lixar a parede.
29. Abra zíper emperrado: se o zíper da sua roupa estiver emperrado, passe sabonete seco ou mesmo grafite em sua volta. Depois é só forçar em movimentos de vai e vem que ele deslizará sem problemas.
30. Reparar móveis com arranhões: para reverter os arranhões em móveis de madeira, esfregue uma noz no local desejado e ele estará como novo novamente!
31. Prolongue a vida útil de pilhas gastas: segundo a profissional, as pilhas gastas e velhas ainda podem ser reaproveitadas por mais algum tempo: basta fervê-las com água. A fervura funciona como carga nova.
32. Amole facas e tesouras com papel alumínio: se sua faca ou tesoura está sem corte, não é mais necessário jogá-la fora. Basta utilizar um papel alumínio que o fio voltará sem problemas.
33. Conserve melhor sua lâmina de barbear: visando prolongar a vida útil de uma lâmina de barbear, após o uso, deixe-a mergulhada em um recipiente com álcool logo após o uso. Assim ela se conservará nova por muito mais tempo!
34. Extraia o máximo de suco de frutas: no caso de frutas cítricas como limão e laranja, leve-as ao forno micro-ondas por 20 segundos antes de espremê-las. Essa medida fará com que mais suco seja extraído das mesmas.
35. Maçanetas antigas como porta-toalhas: se não deseja comprar novos porta-toalhas, reaproveite maçanetas antigas e pregue-as à parede. Além de dar nova função a que seria descartado, o ambiente ganhará charme e personalidade.

Truques
36. Descasque alhos mais facilmente: para que a tarefa de descascar alhos não seja tão demorada, coloque-o no micro-ondas em potência baixa por 10 segundos. Esta simples ação fará com que a casca se solte mais facilmente.
37. Caneca de cerâmica para afiar facas: um bom objeto a ser utilizado como improviso na hora que você precisa afiar uma faca, mas não possui um afiador, é a caneca de cerâmica. Para que a mesma cumpra este papel, basta virá-la de ponta cabeça e passar a lâmina da faca sempre no mesmo sentido em seu fundo.
38. Passe a linha na agulha mais facilmente: borrife spray fixador de cabelo na linha e passe pelo buraco da agulha. O procedimento será bem mais rápido!
39. Faça gelo mais rápido: ao ferver a água antes de adicioná-la à forma de gelo, o processo de congelamento é acelerado.
40. Novo recipiente para molhos: se não possuir um recipiente específico para molhos ao servir a comida, utilize uma forma para cupcakes com os mais variados molhos ou aperitivos.
41. Abra um vinho sem saca-rolhas: para substituir o saca-rolhas na hora de abrir uma garrafa de vinho, rosqueie um parafuso na rolha até a metade e utilize um martelo para puxá-lo.
42. Elástico para evitar respingos de tinta: para evitar sujeira e respingos de tinta desnecessários, prenda um elástico ao redor da lata, de modo que transpasse a superfície superior. Assim, cada vez que mergulhar o pincel na tinta, é só limpar o excesso no elástico que não haverá desperdício.
43. Escada como estante: precisando de uma estante? Graça indica a utilização de escadas que já não são usadas. Encaixe tábuas ou placas de vidro e adicione os objetos desejados. O resultado é prático e bonito.
44. Acelerar o resfriamento de bebidas: se a visita chegou sem avisar, basta colocar um guardanapo envolvendo a garrafa de vidro que elas ficarão geladas em um tempo menor que o previsto.
45. Ovos cozidos mais fácil de descascar: se a fome não puder esperar, adicione uma colher de bicarbonato de sódio à água de cozimento dos ovos. Assim, ao tentar descascá-los, o processo será muito mais fácil.
46. Pendure quadros simetricamente: se não deseja riscar a parede com caneta ou lápis ao fazer a marcação da posição ideal para fixar o quadro à parede, aplique na região desejada do quadro um pouco de creme dental e “carimbe” a parede. É mais fácil de limpar e seu quadro estará na posição desejada.
47. Não bata a porta do seu carro: se é comum bater a porta do seu carro ao tentar sair após estacionar em sua garagem, ou mesmo se sua garagem for pequena, fixe boias em formato espaguete às paredes. Desta forma, cada vez que abrir a porta, ela encontrará na boia, não trazendo danos ao veículo ou ao concreto.
48. Retirar marcas do tapete: ao mover um móvel muito pesado, o carpete ou tapete fica marcado e normalmente não volta ao normal. Para evitar esse incômodo, coloque cubos de gelo por toda a extensão da marcação. Ao derreterem, as marcas terão desaparecido.
49. Fixando parafusos com mais facilidade: ao colocar um elástico sobre o cabeça de um parafuso espanado será muito mais fácil fazer com que a furadeira se firme e cumpra o seu papel.
50. Pregador para segurar pregos: evite martelar o próprio dedo. Segure o prego com um pregador de roupas. Dessa forma você não correrá perigo em se machucar.
51. Corte bolos e pães perfeitamente: para fazer cortes retos e perfeitos em bolos e pães, utilize fio dental sem essência ou mesmo uma linha de costura.
52. Bolsa de gelo sem sujeira: necessita de uma bolsa de gelo para amenizar dores e machucados? Congele dentro de um saco plástico uma esponja de banho. Assim não terá sujeira comum de quando se utiliza cubos de gelo.

Sempre utilizando recursos que você possui em casa, essas dicas podem ajudar na hora do improviso e também a economizar, além de deixar sua casa mais limpa e organizada. Aproveite!


Nenhum comentário:

Postar um comentário